Hoje à noite n’O Sótão. No cruzamento da cultura Mandé e do jazz, com os Balimaya Project

por Francisco Espregueira,    6 Agosto, 2021
Hoje à noite n’O Sótão. No cruzamento da cultura Mandé e do jazz, com os Balimaya Project
Capa do disco
PUB

Através da Jazz Re:freshed, reputada casa londrina de jazz contemporâneo, temos o prazer de apresentar aos nossos leitores a crua energia e louca musicalidade dos Balimaya Project no seu disco de estreia, Wolo So. Criado por Yahael Camara Onono, este colectivo reúne dezesseis músicos, incluindo membros dos Kokoroko e dos SEED Ensemble, dois projectos bem conhecidos no caldeirão mágico de organic grooves da capital britânica. Balimaya significa “essência de parentesco” na língua Maninka, referindo-se a um modelo de família em que a história e as experiências compartilhadas são superiores aos laços de sangue, refletindo assim a forma como este colectivo foi concebido: como uma família.

Wolo So tem origem numa paixão comum pela música jazz, pelo rap e pelo Afrobeat. Uma imensidão de ritmos que se conjugam, uma secção de sopros vibrante na linha de frente e virtuosas progressões de kora colidem neste encontro bem conseguido entre a música e cultura Mandé (oriunda de zonas que fazem parte do Mali actual) e o jazz contemporâneo. No djembé, Yahel Camara Onono lidera a banda, reunindo artistas negros de todo o Reino Unido com músicos do continente africano. O resultado é uma viagem musical fluorescente que atravessa perspectivas modernas sobre os sons místicos e antigos do Mandé, um género que tem muito a explorar e incontáveis maneiras de se expandir. E a forma como os Balimaya Project fazem isso é notável e única. Disponível em vinil, cortesia da Jazz Re:freshed.

E ainda…

A WOLF Music dá as boas-vindas a Retromigration, um dos mais promissores produtores de música house do momento. Bloom Street EP é um aperitivo de verão, composto por cinco faixas, que nasceu pronto para um pôr do sol com aromas de liberdade. Raramente ignorado e altamente apreciado por quem de direito, Retromigration tem vindo a iluminar a cena da música electrónica com uma série de lançamentos de valor nos últimos dois anos. A não perder, para os fãs do género. Bloom Street está disponível em vinil.

O Sotão é uma webmagazine focada no mais alto quilate da música lançada por artistas e editoras independentes. Junto com a Comunidade Cultura e Arte contribui semanalmente com a rubrica Hoje à noite n’O Sótão, onde apresenta um novo projecto de música independente; e mensalmente com Álbuns com Pó.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados