Hoje à noite n’O Sótão. Prazeres musicais com os Planet Butter

por Francisco Espregueira,    17 Fevereiro, 2022
Hoje à noite n’O Sótão. Prazeres musicais com os Planet Butter
Capa do disco
PUB

É com uma espécie de prazer descontraído que queremos apresentar ao leitor o magnífico projeto de estreia dos Italianos Planet Butter. Hands Down acaba de ser editado pelo selo do mais alto quilate da Rivamare Records e combina belas texturas de hip hop, neo soul e jazz em seis faixas que fazem o tempo parar e convidam à reflexão. Depois de se desenvolverem em jams na cena underground de Milão, o jovem quinteto entrega um projeto repleto de suavidade, musicalidade e que mistura toques clássicos com uma sonoridade de jazz contemporâneo.

Hands Down é a demonstração de uma banda que se ligou por completo ao seu próprio som. Apesar de extremamente bem polido, o debute dos Planet Butter conserva um sentimento muito ‘live’, com uma instrumentação orgânica, cheia de alma e, muitas vezes, extremamente groovy. Da energia blues-y de “Dive”, às cenas cinematográficas criadas por “Only Yesterday”, passando pelo toque subtil de “Guest Room” e terminando com a funky “Spare Time”, Hands Down é um álbum completo que certamente fará vibrar os fãs de jazz contemporâneo. Os Planet Butter criam a banda sonora perfeita para a semana. Disponível no Bandcamp, cortesia da Rivamare Records.

E ainda…

Os Blue Lab Beats, uma das bandas de jazz mais vibrantes a ecoar no Reino Unido, e o nativo de Detroit Waajeed apresentam um curto, mas suculento, projecto de remixes de “Energy”, uma das músicas do astro Amp Fiddler. “Energy” faz parte de uma reedição especial de Basementality de Amp Fiddler, que foi lançado originalmente em 2014. Disponível no Bandcamp.

O Sotão é uma webmagazine focada no mais alto quilate da música lançada por artistas e editoras independentes. Junto com a Comunidade Cultura e Arte contribui semanalmente com a rubrica Hoje à noite n’O Sótão, onde apresenta um novo projecto de música independente; e mensalmente com Álbuns com Pó.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados