Hoje à noite n’O Sótão. Pura energia com os Neue Grafik Ensemble

por Francisco Espregueira,    31 Março, 2022
Hoje à noite n’O Sótão. Pura energia com os Neue Grafik Ensemble
Capa do disco
PUB

Na última sexta-feira, através da colectividade londrina Total Refreshment Centre, Neue Grafik Ensemble lançaram o segundo capítulo de Foulden Road. Dois anos após o primeiro trabalho, a banda liderada pelo produtor francês continua a incorporar música gravada completamente ao vivo, assim como produções a solo que reflectem a linha artística de Neue Grafik — anteriormente demonstrada em trabalhos editados pela Rhythm Section e 22a. Em 2017, após um DJ set gravado no Total Refreshment Centre, Neue Grafik foi escutado a tocar piano. A beleza do momento levou os curadores do centro a convidá-lo a começar um projecto musical e o seu primeiro concerto foi marcado para a sala de espectáculos do local. O grupo que hoje acompanha Neue Grafik foi estabelecido nessa noite e o seu líder acabou por ficar em Londres desde então.

Composto por sete faixas e apresentando convidados como Ma.Moyo, Lord Apex, JJ Akinlade and Brother Portrait, Foulden Road Part II combina diversas influências — de Londres até Paris, via Lagos e Yaoundé. Inspirado pela morte trágica de Adama Traoré, que perdeu a vida sob custódia policial em Paris, o álbum está recheado de uma energia muito pura que por vezes evoca a tensão vivida no seguimento dos acontecimentos que levaram ao crescimento do movimento Black Lives Matter. A secção de sopros, que tem um peso determinante na sonoridade de Foulden Road, e a poesia, sincera, transformam este trabalho em algo que não é apenas musical. A música jazz é aqui, uma vez mais, reinventada. Por texturas sonoras africanas e sentimentos que pairam entre Londres e Paris. Foulden Road Part II está disponível em vinil.

E ainda…

O duo belga Tapioca apresenta Voyage, também lançado na última sexta por outra das editoras europeias de referência: a Jakarta Records. Composto pelo rapper Alessandro “Le Tagarel” Vlerick e pelo produtor e compositor Simon “SiKa” Carlier, o duo inspira-se na cultura brasileira para explorar géneros como o hip hop, jazz, MPB e o funk. Claramente influenciados por uma mistura de Marcos Valle, Simonal ou Emilio Santiago com Anderson Paak., Mndsgn ou D’Angelo, os Tapioca demonstram uma identidade própria que merece a nossa referência. Disponível através do Bandcamp.

O Sotão é uma webmagazine focada no mais alto quilate da música lançada por artistas e editoras independentes. Junto com a Comunidade Cultura e Arte contribui semanalmente com a rubrica Hoje à noite n’O Sótão, onde apresenta um novo projecto de música independente; e mensalmente com Álbuns com Pó.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados