“Ice Merchants”, de João Gonzalez, vence Prémio do Júri da Semana da Crítica no Festival de Cannes
“Ice Merchants” foi recentemente anunciado na selecção do Festival Internacional de Cinema de Guadalajara.
Na sua estreia mundial, “Ice Merchants” foi galardoado com o Prémio do Júri da Semana da Crítica para melhor curta-metragem em competição. É a primeira vez na história da Semaine, que completa este ano 61 edições, que um filme de animação vence o prémio Leitz Cine Discovery Prize desta secção.
A curta-metragem do jovem cineasta português João Gonzalez era uma das dez curtas-metragens selecionadas para a competição da célebre secção do Festival de Cannes. “Ice Merchants” é um intrigante filme de animação que explora a relação entre um pai e um filho, num exercício de consolidação de um estilo único e singular, que faz de João Gonzalez uma das grandes promessas da animação mundial.
“Algo que sempre me fascinou no cinema de animação é a liberdade que nos oferece para criar algo do zero, de raiz. Cenários e realidades surrealistas e bizarras que podem ser usadas como instrumento de metáfora para falar sobre algo que nos é comum na nossa realidade mais “real”. Um homem e o seu filho saltam de pára-quedas todos os dias, da sua casa fria e vertiginosa presa no alto de um precipício, para se deslocarem à aldeia que se situa na planície abaixo, onde vendem o gelo que produzem diariamente. Ice Merchants é uma história humana e um drama familiar, passado numa realidade impossível.”
João Gonzalez
“Ice Merchants” foi recentemente anunciado na selecção do Festival Internacional de Cinema de Guadalajara, sendo um dos 15 nomeados ao prémio internacional Rigo Mora (criado por Guillermo del Toro), categoria do festival mexicano elegível para qualificação nos Oscar Academy Awards.
Depois dos premiados “Nestor” e “The Voyager”, “Ice Merchants” é o terceiro filme de João Gonzalez e o primeiro como realizador profissional, contando com o apoio do Instituto do Cinema e Audiovisual. João Gonzalez foi também instrumentista e compositor da banda sonora do filme, contando com Nuno Lobo na orquestração. A sonoplastia é de Ed Trousseau, com gravação e mistura por Ricardo Real e Joana Rodrigues. Co-produção portuguesa, inglesa e francesa, o filme foi produzido por Bruno Caetano na COLA – COLETIVO AUDIOVISUAL, em co-produção com Michaël Proença da Wild Stream em França e com a Royal College of Art no Reino Unido. Conta com distribuição pela Agência da Curta Metragem.