“Ice Merchants” e “O Homem do Lixo” estão elegíveis para representar Portugal nos Óscares

por Comunidade Cultura e Arte,    12 Dezembro, 2022
“Ice Merchants” e “O Homem do Lixo” estão elegíveis para representar Portugal nos Óscares
“O Homem do Lixo”, filme de Laura Gonçalves
PUB

Os filmes de João Gonzalez e Laura Gonçalves conquistaram, nestes últimos meses, vários prémios em festivais qualificantes para o Óscar, tornando-se elegíveis para os prémios da Academia Americana. Neste momento, está a ser votada até dia 15 de dezembro a shortlist para Melhor Curta-Metragem de Animação.

Entre 12 e 15 de dezembro vão estar em votação os filmes que integrarão a shortlist para Melhor Curta-Metragem de Animação elegível para o Óscar da Academia Americana. A shortlist será anunciada a 21 de dezembro, sendo os nomeados conhecidos a 24 de janeiro de 2023 e estando a cerimónia final de atribuição de prémios agendada para 7 de março. De notar que nenhum filme português alcançou até hoje esta última etapa de nomeação para o Óscar. 


“Ice Merchants”, de João Gonzalez, soma 9 prémios em festivais qualificantes para o Óscar da Academia Americana (Curtas Vila do Conde, Guadalajara, Melbourne, Chicago, St. Louis, Alcine, BendFilm, Anim’est e Spark), 41 outros prémios e menções especiais e mais de 90 seleções oficiais em festivais de todo o mundo, um cenário já histórico no cinema português. “O Homem do Lixo”, de Laura Gonçalves, conquistou também um prémio qualificante para o Óscar, no World Festival of Animated Films de Zagreb, entre outros 19 prémios e 64 seleções oficias em festivais nacionais e internacionais.

“Ice Merchants” e “O Homem do Lixo” estiveram recentemente em destaque na Animation Magazine. O filme de Laura Gonçalves está, neste momento, no screening room da New Yorker, sendo que o filme de João Gonzalez deverá estar disponível a partir de janeiro. ‘Ice Merchants’ (2022, Portugal, França, Reino Unido, ANI, 14′) é produzido pela Cola Animation, com co-produção da Wild Stream; “O Homem do Lixo” (2022, Portugal, ANI, DOC, 11’50”) é produzido pela Bando à Parte.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados