IndieLisboa faz retrospectiva sobre Jan Švankmajer e exibe 35 filmes do cineasta
A retrospectiva da 20.ª edição do IndieLisboa leva-nos até à antiga Checoslováquia: um dos mais interessantes e indispensáveis realizadores vivos, Jan Švankmajer, é o mestre debaixo do holofote de 2023, cuja obra irá poder ser vista na Cinemateca Portuguesa, na sua já habitual parceria de programação com o festival.
Entre a repulsa e o fascínio, os filmes do artista visual tornado cineasta, que deu os seus primeiros passos no teatro com o Lanterna Mágica, são reflexo de um mundo subconsciente, onde a matéria ganha uma nova forma encantada. Em 1964, produziu a sua primeira curta-metragem, “The Last Trick“, que coloca actores a fazer de marionetas, abrindo as portas para uma outra dimensão onde o real dá lugar à ilusão. Hoje, o seu corpo de trabalho conta com mais de trinta filmes estilisticamente inesquecíveis pela sua riqueza e diversidade: combinam actores e animação, desenho, barro, colagem e fantoches, em obras subversivas que misturam o humor negro no sinistro. O ritmo de montagem dos seus filmes é essencial às suas criações episódicas, cujas temáticas falam-nos de comida, mas também de decomposição, levando-nos com frequência à memória da infância e ao mundo dos sonhos.
Internacionalmente reconhecido pelas suas animações, em particular pelo uso da técnica de stop motion, mais do que manipular objectos comuns, que existem presos à banalidade da sua existência, o cineasta devolve-lhes vida, pondo a descoberto as suas naturezas escondidas e revelando todos os seus segredos, tal como em “Meat Love” (1989), onde dois pedaços de carne se apaixonam um pelo outro antes de acabarem numa frigideira. O universo surrealista de Švankmajer, do qual também fazem parte “Alice” (1987) e “Faust” (1994), duas adaptações premiadas nos festivais de Berlim e Cannes, respectivamente, transforma-o num artista singular, capaz de transformar o mundo, usando magia para decifrar os seus mistérios.
Em 2022, Jan Švankmajer anunciou a sua retirada do cinema, e “Kunstkamera” (2022) será o seu último filme. Este ciclo é uma oportunidade perfeita para descobrir o artista que influenciou realizadores tão idiossincráticos como Terry Gilliam e Tim Burton. O ciclo, a que chamamos, Jan Švankmajer, O Surrealista, abre com “Conspirators of Pleasure” (1996), uma comédia negra e grotesca sobre um grupo de hedonistas que mistura animação e live-action. Jaromír Kallista, habitual produtor e colaborador de Švankmajer, vai estar em Lisboa para uma conferência na Cinemateca. O calendário das sessões será divulgado em breve. O IndieLisboa – Festival Internacional de Cinema regressa às salas lisboetas a partir do dia 27 de Abril.
Lista de filmes
Longas metragens:
Alice, Jan Švankmajer, 1987, 84′
Faust, Jan Švankmajer, 1994, 90′
Conspirators of Pleasure, Jan Švankmajer, 1996, 75′
Little Otik, Jan Švankmajer, 2000, 127′
Lunacy, Jan Švankmajer, 2005, 118′
Surviving Life, Jan Švankmajer, 2010, 105′
Insects, Jan Švankmajer, 2018, 98′
Athanor: The Alchemical Furnace, Adam Ol’ha/Jan Daňhel, doc., 2020, 117′
Kunstkamera, Jan Švankmajer, 2022, 51′
Curtas metragens:
The Last Trick, Jan Švankmajer, 1964, 10′
Johann Sebastian Bach: Fantasy in G minor, Jan Švankmajer, 1965, 8′
A Game with Stones, Jan Švankmajer, 1965, 8′
Punch and Judy, Jan Švankmajer, 1966, 10′
Et Cetera, Jan Švankmajer, 1966, 8′
Historia Naturae (Suita), Jan Švankmajer, 1967, 10′
The Garden, Jan Švankmajer, 1968, 19′
The Flat, Jan Švankmajer, 1968, 13′
Picnic with Weissmann, Jan Švankmajer, 1969, 13′
A Quiet Week in the House, Jan Švankmajer, 1969, 13′
Don Juan, Jan Švankmajer, 1970, 30′
The Ossuary, Jan Švankmajer, 1970, 10′
Jabberwocky, Jan Švankmajer, 1971, 12′
Leonardo’s Diary, Jan Švankmajer, 1972, 10′
Castle of Otranto, Jan Švankmajer, 1973, 17′
The Fall of the House of Usher, Jan Švankmajer, 1980, 15′
Dimensions of Dialogue, Jan Švankmajer, 1982, 11′
Down to the Cellar, Jan Švankmajer, 1982, 14′
The Pendulum, the Pit and Hope, Jan Švankmajer, 1983, 15′
Virile Games, Jan Švankmajer, 1988, 15′
Hugh Cornwell: Another Kind of Love, Jan Švankmajer, 1988, 4′
Meat Love, Jan Švankmajer, 1989, 1′
Darkness/Light/Darkness, Jan Švankmajer, 1989, 10′
Flora, Jan Švankmajer, 1989, 20″
The Death of Stalinism in Bohemia, Jan Švankmajer, 1990, 10′
The Food, Jan Švankmajer, 1992, 17′