IndieLisboa regressa em Abril e dá a conhecer a secção “Director’s Cut”. Serão exibidos onze filmes
A secção Director’s Cut, dedicada a filmes sobre o cinema, volta este ano com tesouros há pouco recuperados e filmes que agora retrabalham o património cinematográfico. O IndieLisboa regressa às salas habituais de 27 de Abril a 7 de Maio de 2023.
Em grande destaque nas longas metragens secção Director’s Cut encontra-se “A Rainha Diaba“, versão restaurada do filme de António Carlos da Fontoura, de 1974, exibida no Forum Special da Berlinale este ano. Com actuação impecável do actor Milton Gonçalves, que interpreta a Diaba, personagem queer que controla uma rede de narcotráfico na favela. Diaba, ao saber que um de seus homens está prestes a ser preso, resolve “fabricar” um novo bandido para enganar a polícia.
“Ragtag” (2022), de Giuseppe Boccassini, outro título a ser destacado, consiste numa colagem cronológica baseada num amplo corpus de filmagens tiradas da chamada era clássica do cinema americano que, nos anos 50, après la lettre, os críticos franceses rotularam de film noir. O trabalho baseado em decoupage cobre cerca de vinte anos, ou 310 filmes noir, desde o início da década de 1940 até ao final dos anos 50. Inclui também alguns noir de filmes de fabrico estrangeiro.
Há espaço também para um documentário de arquivo sobre um festival de cinema mítico e esquecido que teve lugar em Hyères entre 1965 e 1983. “Jeune Cinema” (2022), de Yves-Marie Mahé, leva-nos numa viagem para o festival que era, na altura, o mais importante em França logo após o Festival de Cinema de Cannes e um local amigável a descobrir jovens realizadores como Philippe Garrel, Akerman, Helma Sanders, Schroeter ou Carax antes de se tornarem uma lenda para os amadores de filmes de arte.
Para além das longas metragens, há uma seleção de cinco curtas metragens, dentre elas, “As Pioneiras do Cinema em Língua Portuguesa” (2022), trabalho mais recente da realizadora portuguesa Luísa Sequeira.
Lista de filmes:
Longas metragens
L’Éden de La Ciotat, Alain Bergala , doc., França, 2022, 53′
Filme Particular, Janaína Nagata, doc., Brasil, 2022, 90′
Jeune Cinéma, Yves-Marie Mahé, doc., França, 2022, 74′
Prejudice & Pride – Swedish Film Queer, Eva Beling, doc., Suécia, 2022, 100′
Ragtag, Giuseppe Boccassini, doc./exp., Itália/Alemanha/França, 2022, 84′
A Rainha Diaba, António Carlos da Fontoura, fic., Brasil, 1974, 99′
Curtas metragens
Damned Queers, Olle Holm, doc., Suécia, 1977, 21′
The Film You Are About To See, Maxime Martinot, doc., França, 2023, 11′
GeoMarkr, Chloé Galibert Lainê, doc./exp., França, 2022, 22′
As Pioneiras do Cinema em Língua Portuguesa, Luísa Sequeira, doc., Portugal, 2023, 15′
Staging Death, Jan Soldat, doc./exp., Áustria, 2022, 8′