Inscrições para os prémios Podes, o festival que premeia os melhores podcasts do país, fecham amanhã
O Festival Podes está de volta, com uma nova data. Ao contrário das edições anteriores, que decorreram sempre em Novembro, a sexta edição do festival português de podcasts vai decorrer a 1 de Fevereiro de 2025, na Casa do Comum do Bairro Alto, em Lisboa. As inscrições nos prémios estarão abertas até 2 de Janeiro. Pode inscrever-te por aqui.
Segundo o diretor do festival, Márcio Barcelos, esta data permite que os prémios Podes – os únicos prémios exclusivamente dedicados aos podcasts em Portugal, e para muitos o “highlight” do festival – cubram todo o ano de 2024, o que até aqui não acontecia. “Quando começámos o festival, em 2019, optámos por organizá-lo na mesma semana da Web Summit, para a eventualidade de aproveitarmos a presença em Lisboa de oradores relevantes para a indústria, que pudéssemos também convidar a participar nas nossas conversas. A verdade é que isso nunca aconteceu, e decidimos que essa possibilidade remota não compensa o desfasamento temporal quando temos prémios anuais. Assim, este ano os prémios Podes 2024 cobrem todo o ano a que correspondem”, partilha o diretor. Neste ano de transição, os episódios lançados entre Agosto e Dezembro de 2023 são também elegíveis, para evitar a exclusão dos podcasts não incluídos na edição anterior. Estes e outros detalhes podem ser consultados no regulamento do festival (aqui).
O Podes celebra a produção e os criadores nacionais, com formação, conversas, sessões ao vivo e os prémios para os melhores podcasts portugueses.
Um dos prémios a concurso é o prémio do público, em que todos são convidados a votar no seu podcast preferido. As votações encerram a 15 de janeiro e podem ser feitas em podes.pt/votar.
O programa do evento será anunciado durante o mês de janeiro, assim como os nomeados dos prémios. Toda a informação será divulgada em podes.pt e nas redes sociais do festival.
Desde 2019, dezenas de podcasts foram laureados pelos prémios: A cada edição, um podcast é eleito como melhor do ano, de entre os vencedores de cada categoria. Fumaça (duas vezes), Brandos Costumes, A Beleza das Pequenas Coisas e 45 Graus foram os grandes vencedores das edições anteriores.
Categorias a concurso
Nesta sexta edição serão entregues 15 prémios, sendo 14 decididos pelo júri e um pelo voto popular. Serão atribuídos prémios nas seguintes categorias, idênticas à edição anterior:
Podcast do Ano. De entre todos os podcasts a concurso, independentemente da categoria ou formato, o júri atribuirá um prémio àquele que for considerado o melhor podcast do ano. Os nomeados desta categoria são os vencedores de todas as categorias decididas pelo júri.
Narrativa. Podcasts narrativos, ficcionais ou baseados em situações reais. Ideal para formatos com histórias pessoais, reportagens, documentário, narrativa ficcional ou storytelling.
Entrevista. Podcasts baseados em entrevistas de todos os géneros e formatos, com convidados diferentes a cada episódio ou grupo de episódios.
Humor. Podcasts que se apresentam como conteúdos de humor ou comédia ou sobre humor e/ou comédia.
Lifestyle. Podcasts sobre tendências, viagem, alimentação, saúde, fait-divers, estilos de vida e recomendações para uma vida melhor.
Política, economia e informação. Podcasts que abordam a nossa sociedade, política, economia, finanças, empreendedorismo, emprego, assim como podcasts de informação, notícias e actualidade.
Arte e Cultura. Podcasts sobre livros, música, artes visuais e todas as manifestações culturais; podcasts sobre cinema e televisão são também elegíveis, mas dada a existência de uma categoria dedicada exclusivamente a esses temas, será dada prioridade a outras abordagens artísticas e culturais.
Cinema e Televisão. Podcasts especificamente sobre filmes, séries de televisão, programação televisiva, streaming e outras dimensões do áudio-visual.
Jogos e passatempos. Podcasts sobre jogos de vídeo, jogos de tabuleiro, hobbies, coleccionismo e outras actividades de lazer e ocupação de tempos livres.
Desporto. Podcasts dedicados ao desporto, incluindo formatos sobre uma ou mais modalidades desportivas, sob todas as perspectivas.
Ciência, tecnologia e educação. Podcasts sobre ciência, inovação, tecnologia e projectos cuja missão seja educar e partilhar conhecimento.
Questões sociais. Podcasts sobre questões sociais, cidadania, inclusão, representação e outros assuntos relevantes para a comunidade.
Rádio. Esta é a única categoria para a qual são elegíveis os programas emitidos em estações de rádio comerciais, também distribuídos através da tecnologia podcast, independentemente do formato e da temática abordada. Os podcasts produzidos por estações de rádio mas que não sejam incluídos na programação (não emitidos em antena) podem concorrer às demais categorias, assim como os podcasts produzidos por rádios universitárias ou comunitárias.
Prémio Vozes. Prémio atribuído pelo júri para reconhecer podcasts que promovam inclusão e diversidade, nas temáticas que abordam e/ou nas pessoas envolvidas como protagonistas, convidadas ou participantes na produção do podcast.
Prémio do Público. O melhor podcast do ano na opinião do público. A votação é online e encerra a 15 de janeiro.