Instalação. António Brito Guterres e os mapas a haver de uma cidade futura

por Comunidade Cultura e Arte,    6 Maio, 2022
Instalação. António Brito Guterres e os mapas a haver de uma cidade futura
António Brito Guterres / DR

António Brito Guterres é investigador em estudos urbanos e dinamizador comunitário. Depois da curadoria da exposição Interferências-Culturas Urbanas Emergentes patente no maat e que procura afirmar as diferentes expressões da cultura urbana através de diferentes itinerários narrativos da cidade, António Brito Guterres regressa ao TBA para voltar a trabalhar a ideia de mapa como relação. A organização urbana, os nomes das ruas, os limites metropolitanos são questionados para que se compreenda que história contam e de quem. Partindo da sua experiência com os bairros, António Brito Guterres olha a cidade institucional para pensar novas formas de pensar o coletivo.

Aprofundando as propostas de compreensão da cidade e dos seus lugares apresentadas na conferência Os mapas também o são, António Brito Guterres e as suas convidadas, por via de um trabalho participativo e em processo, servem-se do espaço do teatro como oficina de construção de mapas a haver.

DR

Diz-se que a história é escrita por vencedores, os mapas também o são. Propõem uma linguagem, um discurso, uma ideologia. Dizem o que existe e o que não existe e circunscrevem o possível, estabelecem o governável. Na sofisticação das suas linhas não há espaço para perguntas. As suas omissões são nossas, delas dependem vidas, territórios, decisões. Como é que um instrumento resgata ou rasura uma comunidade? Não podia ser de outra forma? O que se dá no acesso à interrogação? O que fazemos com respostas que questionam mais do que respondem? Que desenham novos mapas e desdobram territórios outros, múltiplos — e não lineares nem planos? É que relação e mapa são sinónimos.

Este projeto faz parte de um ciclo em parceria com o Museu de Lisboa, o Festival Iminente e o jornal Mensagem de Lisboa.

19 maio
quinta 17h – 22h
Sessão contínua entre as 17h e as 22h (última entrada 21h30)

Instalação
Entrada livre (sujeita à lotação)
mediante levantamento prévio de bilhete (máximo de 2 por pessoa)
na bilheteira no próprio dia a partir das 15h
Sala Principal

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados