Intersecções entre arte e programação, na 42Lisboa
Os avanços tecnológicos dos últimos anos proporcionam mais do que videochamadas ao longo do globo, ou algoritmos sofisticados que prevêm os nossos gostos e personalidades a partir do que frequentamos na internet. Há quem consiga, a partir dessa tecnologia de ponta, produzir objectos artísticos que confrontam a posição da tecnologia na sociedade, e o nosso próprio papel de humanos.
Nesse sentido, no próximo dia 3 de Dezembro a 42Lisboa acolhe o Art+Code, um evento desenhado em colaboração com Obsolete Studio. Promoverá um encontro entre arte e tecnologia, com a participação de três convidados: Rudolfo Quintas, Robert Allison, e o grupo artístico CADA. Terá lugar no campus da 42Lisboa, na Penha de França.
Será uma conversa informal e descontraída entre palestrantes e espectadores, com ênfase nos processos e motivações da sua arte. As obras de Rudolfo Quintas incluem performances, instalações e esculturas, e são envolvidas por uma interactividade digital; houve quem os descrevesse como sensitive contexts. Robert Allison intersecta a arquitectura e engenharia, partindo de uma perspectiva computacional, aproveitando o seu potencial de escala. Os CADA apresentam propostas intencionalmente descontraídas, enquanto confrontam o quotidiano pela tecnologia.
A inscrição no evento pode ser feita no link disponível aqui, garantindo a todos os participantes a oportunidade de conhecer tanto a obra dos artistas mencionados, como também a 42Lisboa, uma escola com mais de 30 campi em todo o mundo, reconhecida como uma das melhores na área de computer science — e 100% gratuita.