Ivandro e Slow J reencontram-se em videoclip da música “Equilíbrio”
Numa canção produzida pelo próprio autor de Afro Fado, tanto Joaquim Ivandro Paulo como João Batista Coelho refletem sobre as suas respetivas jornadas, desde os tempos de frustrações e incerteza até ao merecido sucesso.
“Equilíbrio” é o mais recente tema do álbum de estreia de Ivandro a ver-se materializado num videoclip, por sua vez realizado por Gonçalo XZ.
Trovador terá sido o primeiro grande lançamento do ano no panorama nacional e os números não mentem. Até porque de números se faz a 13.ª faixa deste álbum de estreia de Ivandro, um tema que o junta a Slow J numa das várias colaborações de peso do disco. Volvidos os primeiros meses de rotação do primeiro longa-duração a solo do cantor e compositor, “Equilíbrio” ganha nova vida à boleia da realização de Gonçalo XZ e da direcção fotográfica de André Pêga.
Essa simbologia numérica — com o número 13 em evidência pela sua malfadada fama — parece ser tudo menos arbitrária quando é precisamente sobre a sorte e o azar que Ivandro e Slow J versam em “Equilíbrio”. Numa canção produzida pelo próprio autor de Afro Fado, tanto Joaquim Ivandro Paulo como João Batista Coelho reflectem sobre as suas respectivas jornadas, desde os tempos de frustrações e incerteza até ao merecido sucesso.
E a representação audiovisual que agora ganha vida em “Equilíbrio” espelha precisamente esse constante jogo de azar que a própria vida impõe, com derrotas declaradas em primeiro plano, e vitórias consequentes impressas nas entrelinhas. É nos mais pequenos detalhes estéticos que os números da sorte se vão revelando perante os dois grandes protagonistas em cena, ambos personagens inequivocamente principais dos percursos que os levaram do anonimato ao topo da música portuguesa, já com carreiras exemplares e um legado indiscutível.
Ainda mais paradigmático se apresenta o caso de Ivandro que, recorde-se, ao primeiro disco a solo soma já centenas de milhões de escutas ao longo de uma discografia marcada por uma série de canções emblemáticas lançadas nos últimos anos. Trovador é, por esta altura, Disco Platina, tendo já ultrapassado largamente o patamar dos 100 milhões de streams em todas as plataformas digitais. Uma estreia de sonho, em boa verdade. E “Equilíbrio” é prova viva de que esses sonhos não esperam pela sorte, não se desvanecem perante o azar, nem se prendem em números inquinados — essa é a única conta certa com a qual podem, ambos, contar.