“Ivone, Princesa de Borgonha”, com encenação de Luis Moreira, estreia em Maio no Auditório do Liceu Camões, em Lisboa

por Conteúdo Patrocinado,    26 Abril, 2022
“Ivone, Princesa de Borgonha”, com encenação de Luis Moreira, estreia em Maio no Auditório do Liceu Camões, em Lisboa
DR

O Grupo D’Artes e Comédias do Banco de Portugal apresenta “Ivone, Princesa de Borgonha”, de Witold Gombrowicz, com encenação de Luís Moreira, nos próximos dias 12, 13 e 14 de maio, pelas 21h00, e no dia 15 de maio, pelas 16h30, no Auditório do Liceu Camões, em Lisboa (Rua Almirante Barroso, 25A).

“Ivone, Princesa de Borgonha”, não é uma princesa: é feia, apática e taciturna. Aprisionada numa extravagante gaiola dourada, Ivone torna-se rapidamente objeto de interesse do curioso Príncipe Filipe, que vê nela a protagonista do seu plano maquiavélico.

Representado pela primeira vez em 1938, “Ivone, Princesa de Borgonha”, conta a história de uma mulher que foi vítima das intrigas duma corte manifestamente disfuncional. O ensaio de Gombrowicz não procurou uma heroína exemplar, administradora da justiça social, ou leal servidora do seu próprio silêncio. Interessou-lhe a história de uma corte absurda, ignorante à diferença, que é confrontada por uma estranha mulher que, contra tudo e todos, se recusa a ceder aos costumes da sua época. É um texto sórdido, de humor negro, de uma inacreditável crueldade mas, ao mesmo tempo, irresistivelmente sedutor, revelador de um autor capaz de olhar para a escuridão da alma humana e, com ela, fazer grande espetáculo.

“Ivone, Princesa de Borgonha” é um ensaio oportuníssimo sobre a ferocidade do silêncio num sistema demasiado confiante na estabilidade da sua eloquência.

Bilhetes disponíveis através da plataforma da Ticketline ou em todos os parceiros aderentes (e.g. Fnac, Worten, El Corte Inglês, etc.), por 8€.

Conteúdo patrocinado por ATMA – Associação de Teatro, Música e Artes.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.