Já abriram as candidaturas para as “Bolsas de Jornalismo Portugal-Alemanha”

por Comunidade Cultura e Arte,    13 Janeiro, 2025
Já abriram as candidaturas para as “Bolsas de Jornalismo Portugal-Alemanha”
DR

Com o principal objetivo de fomentar e apoiar os jornalistas na criação de peças jornalísticas, de forma independente e profissional, desde a fase da sua conceção, as Bolsas de Jornalismo Portugal Alemanha procuram atenuar as dificuldades que os jornalistas encontram no arranque do seu trabalho, contribuindo para que tenham mais condições para criar e conduzir uma investigação de qualidade. 

As peças jornalísticas podem debruçar-se sobre temas de relevância política, económica, social, cultural ou histórica na Alemanha ou ainda abordar temas bilaterais ou europeus, que digam respeito aos dois países e que contribuam para a compreensão mútua e para a defesa dos valores inerentes às democracias europeias.  

Podem candidatar-se às bolsas os jornalistas ou as equipas de jornalistas com Carteira Profissional, Cartão equiparado a Jornalista, Cartão de correspondente estrangeiro ou de Título Provisório de Estagiário. O regulamento das Bolsas de Jornalismo Portugal Alemanha está disponível aqui.  

As propostas de trabalhos jornalísticos devem ser submetidas até às 23h59m do dia 31 de março de 2025 através deste formulário, disponível no site do Goethe-Institut.  

Um júri independente tomará a decisão de entregar até quatro bolsas com um valor unitário de dois mil e quinhentos euros, num valor total de dez mil euros, e as peças jornalísticas – em fase de desenvolvimento ou já publicadas – vão ser apresentadas ao público na 2.ª edição dos Encontros de Jornalismo MediaCon, nos dias 10 e 11 de outubro de 2025. 
 
As Bolsas de Jornalismo Portugal Alemanha são uma iniciativa da Associação de São Bartolomeu dos Alemães em Lisboa com coordenação do Goethe-Institut Portugal, e o apoio da Embaixada da Alemanha em Portugal, do Turismo da Alemanha e do Camões Berlim

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.