Já começou o festival ‘Abril Dança em Coimbra’
Depois da primeira edição em 2016, o festival “Abril Dança em Coimbra” regressa para mais uma roda viva de espetáculos até 29 de abril.
A dança contemporânea, e o importante papel que ela tem nas artes performativas, une o Teatro Académico Gil Vicente (TAGV) ao Convento de São Francisco/Câmara Municipal de Coimbra que, mais uma vez, tornam possível a realização do festival “Abril Dança em Coimbra”. Segundo comunicado do TAGV, o evento assume o papel de “envolver a cidade, mobilizando vários espaços, parcerias, formas de expressão e assumindo uma dimensão nacional de referência”.
Aos palcos do Teatro Académico Gil Vicente subirá uma diversa panóplia de artistas. Teresa Fabião (transAtlântica), Francisco Campos (Dança), Cristina Planas Leitão (Um[unimal]), e Sara Toscano (Os Labirintos do Minotauro) são alguns dos nomes que passarão pelo festival.
Pelo Convento de São Francisco, a Companhia Nacional de Bailado (CNB) vai fazer as delícias do público com a “A perna esquerda de Tchaivoski” e, por sua vez, a Companhia Instável traz até Coimbra o espetáculo “Nem a Própria Ruína” que tem nas suas linhas de orientação a reflexão sobre a destruição do planeta e a possível extinção.
O último dia do “Abril Dança em Coimbra” culmina com o Dia Mundial da Dança. E, em jeito de comemoração, o TAGV convida os amantes da arte do movimento a participarem numa visita dançada “Território Entre_Espaço Permeável”, por Inesa Markava, a partir da escultura exposta no Convento de São Francisco, da autoria de Pedro Figueiredo.
As informações, a programação e o preço dos bilhetes podem ser encontrados em aqui.
Artigo de Liliana Pedro