Já são conhecidos os melhores filmes do Porto Femme 2022

por Comunidade Cultura e Arte,    19 Setembro, 2022
Já são conhecidos os melhores filmes do Porto Femme 2022
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Foram seis dias de emoções, de partilhas e de memórias. 

Desde o dia 12 que mulheres de todo o mundo, com várias experiências e ambições, se juntaram para dar a conhecer e conhecerem o trabalho de mulheres cineastas, tendo por palco vários espaços da cidade do Porto. A par das diversas sessões a decorrer em horários distintos pela cidade, o Porto Femme organizou ainda uma série de outras atividades importantes como conversas, workshops, homenagens, festas e, ainda, uma exposição. 

A cerimónia de encerramento, que aconteceu este sábado à noite, no Cinema Trindade, ficou marcada pelo anúncio dos filmes vencedores nas várias competições.

No panorama internacional, a longa-metragem “The Den”, da italiana Beatrice Baldacci, foi o preferido do júri. “She’s The Protagonist”, de Sarah Carlot Jaber, foi eleita a melhor curta, com o júri a destacar ainda os filmes “Store Policy”, de Sarah Arnold, e  “Between”, de Ana Carolina Marinho e Bárbara Santos. O prémio de melhor atriz foi para Coralie Russier pela sua interpretação no filme “Off Side”. Na categoria de documentários é o filme “First Class Citizen”, de Diana Maria Olson que leva o prémio. Contudo, o júri decidiu destacar ainda os filmes “Prognosis – notes on living”, de Kate Stilley Steiner e Debra Chasnoff, e “Beautiful”, de Mariana França de Lima, com menções especiais. Ainda no âmbito da competição internacional, “Sex Relish (a solo orgasm)”, de Ananda Saco, é o grande vencedor na categoria de filmes de animação. Também “Granny’s Sexual Life”, de Urska Djukic e Emilie Pigeard, leva do festival uma menção especial. Na categoria de filmes experimentais, “Silent Heat”, de Lucienne Benner, é o grande vencedor, com destaque ainda para “Vitiligo”, de Soraya Milla, alvo de uma menção especial. 

No panorama nacional, na categoria de curtas-metragens, o grande prémio da noite vai para The Left Behind”, de Aurélie Oliveira Pernet, tendo “Tchau tchau”, de Cristèle Alves Meira, recebido uma menção especial. Como melhor documentário, o destaque do júri foi para “Waters of Pastaza”, de Inês T. Alves, que ainda atribuiu uma menção especiala “Ary”, de Daniela Guerra. Na categoria de melhor filme de animação a vitória foi para “Casaco Rosa”, da realizadora Mónica Santos, com “The Garbage Man”, de Laura Gonçalves, a receber uma menção especial. Já o prémio de melhor filme experimental foi para “Depth Wish”, da Margarida Albino, tendo sido atribuída a menção especial a Inês Lima, pelo seu filme “The House in the North”.

Na competição “Estudantes”, introduzida na segunda edição do Porto Femme como um espaço de exibição dos primeiros trabalhos cinematográficos de jovens portuguesas e estrangeiras, “Se Essa Rua Fosse Minha”, de Julia Lea Toledo foi escolhido como melhor documentário, tendo o júri destacado ainda “Urban Amazones”, de Thaïs Odermatt, com uma menção especial. “Kanya”, de Apoorva Satish, foi escolhida como a melhor curta-metragem da competição. Na categoria de animação, a grande vencedora é Tessa Moult Milewska, com o filme “Curiosa”. Por último mas não menos importante “Women of my family” de Alissa Sophie Larkam ganha o prémio de melhor filme experimental. 

No âmbito da competição temática é o filme “No makeup” de Monika Konarzewska que leva o grande prémio da noite. O júri fez questão de destacar ainda “Prism” de Rosine Mbakam, Eléonore Yameogo e An van. Dienderen. 

Quanto à competição “XX Element”, o filme vencedor é “Werapara Chicas Trans”, de Claudia Fischer. Já “Tracing Utopia”, de Catarina de Sousa e Nick Tyson, leva do festival uma menção especial. 

Finalmente, o Prémio Lutas e Direitos das Mulheres, atribuído desde a primeira edição, vai para “Urban Amazons”, de Thaïs Odermatt. Destacaram-se, ainda, os filmes “In the silence of an abyssal sea”, de Juliette Klinke, “Beautiful”, de Mariana França de Lima, e “Mulheres do meu país”, de Raquel Freire, todos distinguidos com menções especiais. 

Em paralelo à competição estudantes, a organização do Porto Femme, no sentido de incentivar as jovens cineastas, atribui um prémio especial a “Mesa Posta”, de Beatriz de Sousa.

Por último, foi ainda atribuído o prémio sororidade à associação UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta pelo seu trabalho e luta na defesa dos direitos das mulheres. 

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