Já são conhecidos os nomeados aos Prémios Sophia 2023

por Comunidade Cultura e Arte,    20 Abril, 2023
Já são conhecidos os nomeados aos Prémios Sophia 2023
“Alma Viva”, filme de Cristèle Alves Meira
PUB

A Academia Portuguesa de Cinema (APC) revelou esta quarta-feira, dia 19, os nomeados para a 21ª edição dos Prémios Sophia. “Alma Viva”, a longa metragem de Cristèle Alves Meira, lidera com 13 nomeações. Seguem-se “Nunca Nada Aconteceu”, de Gonçalo Galvão Teles e “Restos do Vento”, de Tiago Guedes, ambos nomeados para 11 categorias e “Lobo e Cão”, de Cláudia Varejão, com 7 nomeações. Também com várias nomeações constam “Um Filme em Forma de Assim” e ainda “A Viagem de Pedro”. 

Os atores Inês Castel-Branco e Lourenço Ortigão e o Presidente e Vice-Presidente da Academia Portuguesa de Cinema, Paulo Trancoso e Carla Chambel, revelaram a lista de nomeados para a edição de 2023 dos Prémios Sophia numa apresentação que decorreu na Sala Fernando Lopes, na Universidade Lusófona em Lisboa. Neste evento foi também divulgada a personalidade que será homenageada com o Prémio Sophia Carreira: Carlos Saboga.

Carlos Saboga, argumentista de referência do cinema português desde os anos 80, escreveu filmes de António-Pedro Vasconcelos, Luís Galvão Telles, Fernando Lopes, Raul Ruiz, Valéria Sarmento e Mário Barroso, tendo também escrito e realizado os seus próprios filmes (“Photo”, “A Uma Hora Incerta”). 

Viveu em Itália, Argélia e Paris onde trabalha como tradutor, jornalista, crítico de cinema e assistente de realização. O seu primeiro argumento data de 1969, do filme “II Sasso in Bocca” do realizador Giuseppe Ferrara, tendo escrito, a partir desse momento, vários argumentos italianos e franceses.

Nos Prémios Sophia, o argumentista venceu o galardão de Melhor Argumento Original em 2013 pelo seu trabalho em “As Linhas de Wellington”, e esteve nomeado em 2019 para a categoria de Melhor Argumento Adaptado com “O Caderno Negro” e em 2021, para a categoria de Melhor Argumento Original com o filme “Ordem Moral”.

Foram ainda entregues os seguintes prémios:

  • Prémio Arte & Técnica:
    • Filmes com Estrelas”, uma iniciativa da Câmara Municipal de Loulé, através do Loulé Film Office, programada por Manuel Baptista
  • Melhor Cartaz:  Júlia Garcia, “Entre Ilhas”
  • Melhor Trailer: João Braz, “Lobo e Cão”
  • Melhor Filme Europeu: “L’événement” (O Acontecimento), de Audrey Diwan, distribuidora NOS Audiovisuais
  • Prémios Nico: Ary Zara, Ivo Arroja e Leonor Vasconcelos

Recorde-se que a 12ª cerimónia de entrega dos Prémios Sophia terá lugar a 21 de maio no Casino Estoril, com transmissão na RTP2.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.