Já são conhecidos os vencedores dos Prémios de Banda Desenhada da Amadora
Os Prémios de Banda Desenhada da Amadora (PBDA) são uma iniciativa da Câmara Municipal da Amadora, no âmbito do Amadora BD que, desde 1990, distingue os autores de banda desenhada, portugueses e internacionais. A cerimónia de entrega de prémios realizou-se ontem, dia 23 de outubro, no Núcleo Central do Amadora BD, no Ski Skate Amadora Park.
Pelo segundo ano consecutivo, os Prémios de Banda Desenhada da Amadora distinguiram, com um prémio pecuniário de 5.000 euros a Melhor Banda Desenhada de Autor Português que foi atribuído a ‘Estes Dias’, de Bernardo Majer, edição da Polvo.
O júri foi constituído por Pedro Cleto, em representação do Município da Amadora; Alice Geirinhas e Manuel Sampaio (com direito a um único voto), em representação da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, e Marco Filipe Fraga, indicado pelo Clube Português de Banda Desenhada (CPBD), em substituição do seu Presidente, Paulo Monteiro.
Vencedores:
Melhor Obra Estrangeira de BD Editada em Portugal
O Relatório de Brodeck, de Manu Larcenet, edição da Ala dos Livros
Prémio Revelação
O Crocodilo, ou o Extraordinário Acontecimento Irrelevante, Francisco Valle e Rui Neto, edição LoboMau Produções
Melhor Fanzine ou Publicação Independente
Ditirambos: Fauna, de Joana Afonso, Ricardo Baptista, André Caetano, Nuno Filipe Cancelinha, Diogo Carvalho, Raquel Costa, Francisco Ferreira, Sofia Neto, Sónia Mota e Carla Rodrigues
Melhor Obra de Banda Desenhada de Autor Português
Estes Dias, de Bernardo Majer, edição da Polvo
Melhor Edição Portuguesa de BD
Tu És a Mulher da Minha Vida, Ela a Mulher dos Meus Sonhos, de Pedro Brito e João Fazenda, edição d’ A Seita e Comic Heart