Já se conhece a programação completa do Exquisito, festival de criação artística emergente

por Comunidade Cultura e Arte,    30 Agosto, 2018
Já se conhece a programação completa do Exquisito, festival de criação artística emergente
PUB

30 iniciativas de música, artes visuais e performativas invadem Telheiras para a primeira edição do Exquisito.

O Exquisito é o festival de criação artística emergente que chega a Telheiras, em Lisboa, pela primeira vez entre 13 e 15 de Setembro.

Mais de 50 artistas abordam nesta edição o tema Depois das Certezas Absolutas num programa que conta com 30 iniciativas de música, artes visuais e performativas.

A programação divide-se por 14 espaços que incluem a Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro, o antigo lagar da Quinta de São Vicente, o subpalco do auditório, uma escola ou mesmo o espaço público. Destacamos estes momentos da programação:

Leituras encenadas no subpalco: o subpalco do auditório da Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro é invadido por leituras encenadas de três companhias diferentes. No dia 13 de Setembro, Um passo atrás – panfleto vivo dos auéééu-teatro; no dia 14 L’age Libre com Catarina Rôlo Salgueiro, Isabel Costa, Leonor Buescu, Mia Tomé e Nídia Roque e no dia 15 Lisboawood da companhia Crianças Loucas.

Música num antigo lagar: todos os dias, às 21h e às 23h, o antigo lagar da Quinta de São Vicente é invadido por música. No dia 13 de Setembro com Bleid (21h) e Clothilde (23h). A 14 de Setembro, com O Morto (21h) e Die Von Brau (23h) e a 15 de Setembro com EOSIN (21h) e STURQEN + MMMOOONNNOOO (23h).

Instalação de Tomaz Hipólito na antiga cozinha do lagar: Tomaz Hipólito apresenta 2018 set_03, uma instalação site-specific numa antiga cozinha, que recria neste espaço um novo ambiente: um possível laboratório onde o elemento central de estudo é a água. A instalação está em permanência durante os três dias do Exquisito. O artista apresenta, ainda, uma performance no dia 14 de Setembro às 19h30.

Antília de Carolina Pimenta: a fotógrafa Carolina Pimenta apresenta no pátio da biblioteca fotografias em grande escala que remetem para a sua pesquisa durante uma viagem 
a São Miguel nos Açores. Uma etnografia emocional da ilha, que usa a paisagem, a mitologia local e a geografia. Em permanência durante os três dias do Exquisito.

Joana Gama e Luís Fernandes: Um novo concerto em estreia absoluta no Exquisito no dia 14 de Setembro (22h). Depois de um período de trabalhos colaborativos em 2016 com Ricardo Jacinto e em 2017 com José Alberto Gomes e com a Orquestra de Guimarães, a pianista Joana Gama e o músico e curador Luís Fernandes regressam ao trabalho em duo.

Iniciativas gratuitas no espaço público: todos os dias, pelas 18h30, o Exquisito arranca com uma iniciativa de entrada livre na rua. No dia 14 de Setembro Francisco Pinheiro e Paulo Morais apresentam a performance Chilrear de Mesa, que parte da instalação sonora com o mesmo nome e que mostra uma série de trabalhos sonoros, relacionados com as aves, objectos remanescentes da indústria e da paisagem costeira. No dia 15 de Setembro Rui Paixão, apresenta Leach, 45 minutos de uma performance e instalação onde o autor se propõe a uma metamorfose que é também um protesto a uma arte futura (em breve revelaremos a iniciativa prevista para dia 13).

Exposição Instantânea: 10 instagramers revelação mostram como se sentem Depois das Certezas Absolutas, com novos trabalhos originais todos os dias para ver no jardim interior de uma casa privada.

André Hencleeday Quartet: Uma peça acerca dela mesma com André Hencleeday ao piano e na direcção, Carlos Santos na electrónica e objectos amplificados, Emidio Buchinho na guitarra eléctrica expandida e Abdul Moimême na guitarra eléctrica e outros objectos. Para ver no dia 13 de Setembro pelas 22h.

Conversas exquisitas: todos os dias, pelas 19h15 e sob o tema do festival Depois das certezas absolutas, programadores e artistas juntam-se para falar de cada área programática do Exquisito. Depois das certezas absolutas nas artes visuais (dia 13), Depois das certezas absolutas na música (dia 14) e Depois das certezas absolutas nas artes performativas (dia 15).

Toda esta agenda foi desenvolvida por Pedro Saavedra e pelos programadores convidados Carolina Trigueiros, Daniel Neves e Rosana Ribeiro.

O passe geral para os 3 dias tem o custo de 15 euros e o bilhete diário de 8 euros.
O Exquisito é uma ideia e uma produção do Gerador, uma plataforma de ação de comunicação para a cultura portuguesa.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados