Já se conhece o programa do Fazunchar, festival que se realiza em Figueiró dos Vinhos

por Comunidade Cultura e Arte,    15 Julho, 2021
Já se conhece o programa do Fazunchar, festival que se realiza em Figueiró dos Vinhos

Depois de duas edições de sucesso que geraram dezenas de novas obras de arte pública e o selo de qualidade EFFE Label 2019-2021 atribuído a festivais europeus “que se distinguem não só pela sua ampla riqueza artística nacional e internacional, mas também pelo envolvimento da e na comunidade onde se inserem”, o FAZUNCHAR volta a Figueiró dos Vinhos de 14 a 22 de agosto de 2021 para a sua 3.ª edição.

O FAZUNCHAR apresenta-se como uma festa construída por vários tipos de Arte, em diálogo constante entre elas, com a comunidade e território, fazendo jus ao próprio nome, que significa “fazer” em Laínte, um dialecto local utilizado por comerciantes locais. O Fazunchar assume-se desde o primeiro momento como um “fazer” por Figueiró dos Vinhos e pelas suas gentes, uma experiência de partilha, encontro e (re)descoberta entre pessoas, arte e território. Uma vivência que se multiplicará através das propostas de programação.

A programação de 2021 é agora totalmente desvendada e divide-se em PINTURAS MURAL, INSTALAÇÕES, RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS, EXPOSIÇÕES, WORKSHOPS, CONVERSAS, VISITAS GUIADAS, CONCERTOS e claro, não podia faltar o já tradicional PIQUENIQUE COMUNITÁRIO.

Esta terceira edição conta com alguns dos mais reconhecidos artistas portugueses e estrangeiros. Na pintura mural temos nomes como o histórico artista espanhol ISAACCORDAL, a também espanhola ELISA CAPDEVILA,o argentino BOSOLETTI ou a artista francesa PERRINE HONORÉ bem como alguns dos mais interessantes artistas portugueses, entre os quais PANTÓNIOMARIANA DUARTE SANTOSSAMINA e THIRD.

No que diz respeito à programaçãomusical, o evento conta com a presença da dupla MIRAMAR (projeto de Frankie Chavez e Peixe) e FRED, sendo que este último artista irá apresentar o resultado da participação numa das residências artísticas FAZUNCHAR.

Esta edição conta ainda com mais três residênciasartísticas, envolvendo nomes como FRANCIS.CO (desenho), MARIANA VASCONCELOS (vídeo) e MIGUEL OLIVEIRA (fotografia), estando ainda a ser preparada uma residência adicional.

RUTEFERRAZ, que esteve em residência artística de fotografia no FAZUNCHAR de 2019 e 2020, irá agora apresentar os resultados destas residências, numa exposição apelidada de VERSUS.

Os workshops são outras das iniciativas pivotais do FAZUNCHAR. Nesta edição haverá workshops de stencil com SAMINA e ilustração com plasticina orientado por MANTRASTE.
Como vem sendo habitual deste a primeira edição do FAZUNCHAR com o lançamento da ação ‘Ilustrar Malhoa’, este ano lançamos o desafio de reinterpretação de uma obra do Malhoa à ilustradora TERESAREGO, cuja obra integrará esta original colecção de postais que nasceu originalmente para as ruas da Vila de Figueiró dos Vinhos.  

Agendadas para o último fim‑de‑semana de programação, teremos de destacar as habituais visitasguiadas pelas obras realizadas ao longo do evento, pela Vila e pelas várias freguesias. Este ano surge uma nova forma de deambulação e reconhecimento do território, a Volta dos Vinhos. A programação culmina depois no piquenique comunitário.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.