Já se conhece o calendário dos 28 debates às Eleições Presidenciais na RTP, SIC e TVI

por Lusa,    28 Outubro, 2025
Já se conhece o calendário dos 28 debates às Eleições Presidenciais na RTP, SIC e TVI
Fotografia de Element5 Digital / Unsplash
PUB

Gouveia e Melo e Marques Mendes encerram o ciclo de 28 debates presidenciais transmitidos na RTP, SIC e TVI, que vão de 17 de novembro a 22 de dezembro, segundo calendário a que Lusa teve hoje acesso.

Ao todo, a RTP vai transmitir 12 debates, a SIC oito e a TVI outros oito, todos em sinal aberto, de forma a chegar a um número mais abrangente de telespetadores, em horário nobre (21:00).

No total são 28 debates com oito candidatos às eleições presidenciais: André Ventura, António Filipe, António José Seguro, Catarina Martins, Henrique Gouveia e Melo, João Cotrim de Figueiredo, Jorge Pinto e Luís Marques Mendes.

O primeiro acontece em 17 de novembro, na TVI, opondo os candidatos André Ventura e António José Seguro, e o último ocorre em 22 de dezembro com o frente a frente entre Gouveia e Melo e Marques Mendes na TVI.

Devido a vários jogos de futebol, há dias em que não haverá debate, e esta é também uma das razões para estes se prolongarem até perto do Natal.

Em 25 de novembro, André Ventura debate com Marques Mendes, numa transmissão feita pela SIC, que no dia 09 de dezembro emite o frente a frente entre Gouveia e Melo e António José Seguro.

O confronto entre Marques Mendes e António José Seguro é transmitido pela RTP, em 03 de dezembro.

“Os três canais FTA [de sinal aberto] propuseram aos candidatos presidenciais a realização de 28 debates frente a frente, em horário nobre. Isto representa um enorme investimento televisivo dos canais generalistas”, referem a RTP, SIC e TVI.

“Nesse sentido, consideramos que a realização de outros debates, no mesmo período, não é razoável porque iria contribuir para desviar a atenção dos espetadores, prejudicando o esforço dos três canais FTA e, em segundo lugar, o esclarecimento dos eleitores, uma vez que atingiria audiências significativamente inferiores”, rematam.

As eleições estão marcadas para 18 de janeiro.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.