Já se conhecem os vencedores da 10.ª edição do Leiria Film Fest

por Lusa,    14 Maio, 2023
Já se conhecem os vencedores da 10.ª edição do Leiria Film Fest
“Murder tongue”, filme de

A curta-metragem “Murder tongue”, de Ali Sohail Jaura, venceu o principal prémio do Leiria Film Fest, anunciado hoje pela organização do festival internacional de curtas-metragens de Leiria.

Ao décimo ano, a organização reformulou os prémios, criando a categoria “Melhor curta-metragem do festival”, que o júri decidiu atribuir à ficção do realizador paquistanês, que teve estreia nacional em Leiria.

“Murder tongue”, lançado em 2022, revisita uma página trágica da história política e social do Paquistão, há três décadas, aplicando no título um jogo de palavras entre língua materna, “mother tongue”, e língua assassina, “murder tongue”

Em Leiria, o vencedor da “Melhor curta-metragem” foi escolhido “pelo conteúdo, pela forma”, revelando-se “um filme incómodo, que nos corta a respiração, nos conduz pelo inferno e termina de forma desconcertante”, assinalou o júri na argumentação divulgada.

Nesta categoria foram atribuídas menções honrosas a “The Record”, do suíço Jonathan Laskar, e a “A Day, That Year”, Stanley Xu, de Taiwan.

“Murder tongue” valeu ainda a Ali Sohail Jaura o prémio para “Melhor ficção internacional”, enquanto o troféu de “Melhor ficção nacional” foi para “Ten with a flag”, de Vasco Alexandre.

Entre os documentários, “Nada Para Ver Aqui”, de Nicolas Bouchez, foi escolhido como melhor curta nacional, pelo “olhar poético sobre a cidade e as suas metamorfoses”, enquanto o prémio internacional ficou reservado para “Foam horse”, do espanhol Juanjo Rueda.

Na animação, “Slow light”, da dupla polaca Katarkyna Kijek e Przemyslaw Adamski, ganhou entre os filmes estrangeiros. A nível nacional, “Ice merchants”, de João Gonzalez, foi o eleito, pela “proposta plástica e sonora que recorre a uma linguagem simples e universal”, de forma a contar “uma estória comovente”.

“Ice merchants” venceu ainda o Prémio do Público, enquanto “Foxtale”, de Alexandra Allen, foi a “Melhor curta-metragem para crianças”, outra das novas categorias do festival, que colocou a votar o público infantil.

A programação do Leiria Film Festival prossegue até segunda-feira.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.