Jardim Gulbenkian recebe mais de 30 concertos gratuitos e ciclo de cinema ao ar livre

por Comunidade Cultura e Arte,    24 Junho, 2022
Jardim Gulbenkian recebe mais de 30 concertos gratuitos e ciclo de cinema ao ar livre
Jardim Gulbenkian © Pedro Pina / Fundação Calouste Gulbenkian
PUB

Após um ano de pausa forçada pela pandemia, o Jardim de Verão está de regresso, com uma programação marcadamente transdisciplinar e eclética, onde se vão explorar vários caminhos de expressão artística contemporânea que passam pela dança, performance, música, poesia e cinema.

Ao longo de três fins-de-semana, três palcos instalados no Jardim Gulbenkian vão acolher mais de 30 concertos e DJ Sets com entrada livre, num ciclo com a curadoria de Lisboa Criola, por Dino D’Santiago, e uma mostra de cinema — Cinemas e Independência — ao ar livre (os bilhetes custam 2,50 euros) e com curadoria de Olivier Hadouchi. Um programa que acompanha a exposição Europa Oxalá e vem propor o aprofundamento da reflexão sobre heranças, memórias e identidade que as obras dos 21 artistas, nascidos e criados em contexto pós-colonial, suscitam na exposição.

Segundo Dino D’Santiago são “Sons que trazem as memórias rítmicas de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, da República Centro-Africana e da Gâmbia, casam com a eletrónica global, saem dos Bairros Sociais e cercam a capital portuguesa. Sonoridades que viajam do Tradicional ao Vanguardismo e transformam Lisboa numa das capitais mais crioulas da Europa.”, afirma o artista.

Para Olivier Hadouchi, “Numa época de recuos e muros de todo o tipo, das barreiras físicas e mentais que erguemos, na Europa e noutros lugares, estas obras questionam e deslocam certezas e vêm relembrar que a independência — que doravante permite a dupla pertença — é também uma forma de olhar o mundo, de o habitar e de o encarnar de modo diverso.”, assume o curador.

Nos fins-de-semana do Jardim de Verão, a exposição Europa Oxalá tem entrada gratuita e horário alargado durante o festival, sextas e sábados até às 21h00.

O programa completo pode ser consultado aqui.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.