Jorge Palma, Joana Gama, Dino D’Santiago e Deixem o Pimba em Paz vão estar no Teatro Municipal da Covilhã

por Comunidade Cultura e Arte,    23 Setembro, 2022
Jorge Palma, Joana Gama, Dino D’Santiago e Deixem o Pimba em Paz vão estar no Teatro Municipal da Covilhã
Dino D’Santiago / Fotografia de Daryan Dornelles
PUB

No mês de outubro, em que no dia 20 se celebra o Dia da Cidade, o Teatro Municipal da Covilhã (TMC~) apresenta uma agenda com propostas diversificadas e com nomes incontornáveis do panorama artístico nacional.

A 01 de outubro (sábado), às 21H30, sobe ao palco do TMC~, um dos nomes maiores da música portuguesa: Jorge Palma. Compositor e intérprete admirado pelo público e pela crítica, apresenta-se na Covilhã em formato acústico. No concerto do TMC~ (já esgotado), Vicente Palma e Gabriel Gomes (ex-Madredeus e Sétima Legião) são os dois músicos que o acompanham. Vicente surge na guitarra, no piano ou na voz, acompanhando Jorge Palma em alguns dos temas que juntos já tocam há mais de uma década. Gabriel Gomes oferece a sonoridade do seu acordeão para criar ambientes verdadeiramente íntimos e especiais.

No âmbito da 13a edição do festival contraDANÇA, organizado pela ASTA – Teatro e Outras Artes, o TMC~ acolhe os seguintes espetáculos: dia 04 de outubro (terça-feira), às 21H30, a Companhia de Teatro de Leiria – Leirena Teatro apresenta “O Globo de Saramago – 1993”; dia 6 (quinta-feira), às 21H30, “à flor das águas”, pelo Teatro Estúdio Fontenova; dia 7 (sexta-feira), às 17H00, “an artist is always working”, uma conversa com Pedro Barreiro; dia 8 (sábado), às 21H30, “Falsos Amigos”, de Guillem Mont de Palol e Miguel Pereira.

No dia 15 de outubro (sábado), às 21H30, Bruno Nogueira e Manuela Azevedo apresentam o espetáculo (já esgotado) “Deixem o Pimba em Paz”. Nas palavras do humorista, “este espectáculo propõe-se a dar outra vida a [canções do universo pimba], juntando músicos que fizeram arranjos de jazz e pop onde eles eram pouco prováveis. […] Deixem o Pimba em Paz é um concerto e um espectáculo de desconstrução. E já não é pouco.”

A peça “A Ratoeira” acontece a 19 de outubro (quarta-feira), às 21H30. “A Ratoeira”, que adapta um dos policiais maisemocionantes de Agatha Christie, marca o regresso do ator Ruy de Carvalho ao palco do TMC~. O elenco inclui ainda Filipe Crawford, Sara Cecília, Henrique de Carvalho, Sofia de Portugal, Daniel Cerca Santos, Luís Pacheco e Elsa Galvão.

A 22 de outubro (sábado), às 21H30, Dino D’Santiago, artista com cada vez maior projeção na música nacional, estreia- se em concerto na Covilhã. Voz do mundo e da mistura, trabalha a tradição cabo-verdiana com o peso contemporâneo da eletrónica global. Para lá do panorama nacional, recebeu as mais elogiosas críticas dos meios de comunicação americanos e brasileiros como a Rolling Stone, o Complex e a Folha de S. Paulo. Entre vários outros prémios, venceu em três anos consecutivos nas categorias de “Melhor Artista Masculino” e “Prémio Crítica” dos Play – Prémios da Música Portuguesa.

Um dos mais conceituados projetos do jazz nacional, Bernardo Moreira Sexteto, traz ao TMC~ o espetáculo “Entre Paredes”. Trata-se uma homenagem ao génio musical de Carlos Paredes, interpretada por: Bernardo Moreira – Contrabaixo; João Moreira – Trompete; Tomás Marques – Saxofone alto e soprano; Ricardo J. Dias – Piano; Mário Delgado – Guitarra e Joel Silva – Bateria.

O TMC~ acolhe ainda, nos dias 12 e 26 de outubro respetivamente, “As árvores não têm pernas para andar”, de Joana Gama, e “Couve Rosa Morango Amarelo”, de Graça Ochoa, com sessões destinadas a escolas. Estes espetáculos realizam-se no âmbito da iniciativa “Em Trânsito – artes performativas para novos públicos”, organizada pela Quarta Parede – Associação de Artes Performativas da Covilhã.

Bilhetes:

  • Contradança – ASTA (Acolhimento)
    – O Globo de Saramago – 1993 – Companhia de Teatro de Leiria – Leirena Teatro
    – à flor das águas – Teatro Estúdio Fontenova
    – Falsos Amigos – Guillem Mont de Palol e Miguel Pereira
    Preço: 6 euros | Sócios ASTA, estudantes e reformados: 3 euros
    Portadores de Cartão Amigo ASTA e Trabalhadores das Artes e do Espetáculo – Gratuito- an artist is always working – Conversa com Pedro Barreiro Bilhete gratuito, levantamento presencial na bilheteira do TMC~.
  • Deixem o Pimba em Paz
    Preço: 6 euros | Descontos + 65 anos / – 30 anos: 4,5 euros
    Disponíveis na bilheteira do TMC~, Ticketline e Worten
  • A RATOEIRA de Agatha Christie
    Preço: 6 euros | Descontos + 65 anos / – 30 anos: 4,5 euros
    Disponíveis na bilheteira do TMC~, Ticketline e Worten
  • Dino D’Santiago
    Preço: 8 euros | Descontos + 65 anos / – 30 anos: 6 euros
    Disponíveis na bilheteira do TMC~, Ticketline e Worten
  • Bernardo Moreira Sexteto
    Preço: 6 euros | Descontos + 65 anos / – 30 anos: 4,5 euros
    Disponíveis na bilheteira do TMC~, Ticketline e Worten

    Bilheteira:
    Terça-feira a sábado: 14H30 – 19H30 (Exceto feriados)
    Dias de espetáculo: 14H30 – 19H00|20H30 – 21H30

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.