Jornalista e escritora Raquel Ribeiro leva a escrita da feminista Ellen Willis sobre a família ao Teatro do Bairro Alto
Em 2021, o Teatro do Bairro Alto (TBA) apresentou um ciclo dedicado ao escritor e teórico Mark Fisher. Ao longo de um ano, foram muitas as oportunidades para debater os temas e autoras que interessavam a Fisher. A jornalista musical e feminista norte-americana Ellen Willis foi uma das suas leituras assíduas. Agora, a escritora e jornalista Raquel Ribeiro orienta uma leitura coletiva do seu texto “The Family, Love it or Leave it” no próximo dia 31 maio às 18h30 na Sala Manuela Porto, no TBA.
Práticas de Leitura são encontros de regularidade incerta em torno de publicações entusiasmantes porque urgentes, interessantes, desarmantes ou prementes, autoeditadas ou não. Nestes encontros, trata-se de ler e conversar sobre o que se lê. Alguns encontros contam com a presença de quem escreveu e editou.
Esta sessão nasce de um convite à jornalista, crítica literária, romancista e investigadora Raquel Ribeiro para orientar uma leitura coletiva do ensaio “The Family: Love it or Leave it” publicado em 1979 pela crítica musical e ensaísta feminista Ellen Willis, no Village Voice. A vontade de ler e aprofundar este texto e, com ele, a escrita crítica de Willis esboçou-se durante o ciclo Mark Fisher, leitor de Willis. Esta leitura coletiva constitui, assim, oportunidade para conversar sobre amor, família e organização da vida (e da sociedade), mas também sobre formas de escrita crítica feminista.