Jornalista Ricardo Alexandre lança “Breve História do Afeganistão de A a Z”. Carlos Daniel e José Pedro Teixeira Fernandes apresentam o livro

por Comunidade Cultura e Arte,    8 Março, 2022
Jornalista Ricardo Alexandre lança “Breve História do Afeganistão de A a Z”. Carlos Daniel e José Pedro Teixeira Fernandes apresentam o livro
Capa do livro
PUB

Carlos Daniel e José Pedro Teixeira Fernandes apresentam no sábado, 12 de março, às 17h00, na Livraria Bertrand Shopping Cidade do Porto, “Breve História do Afeganistão de A a Z”, do jornalista Ricardo Alexandre. Com uma linguagem simples e directa, o actual director adjunto da TSF explica o complexo puzzle afegão num livro que resulta de uma pesquisa intensa, de diversas entrevistas e de trabalho no terreno.  

Recuando a tempos imemoriais, mas focando-se essencialmente no tumulto constante das décadas mais recentes — desde o golpe que derrubou a monarquia de Cabul em 1973 ao regresso dos Talibãs já em 2021, passando pela ocupação soviética e o consequente advento dos mujahedin nos anos 80 — , “Breve História do Afeganistão” é um documento que ajuda a compreender um país profundamente marcado pela guerra e com uma importância estratégica fundamental.

Ricardo Alexandre, jornalista, é atualmente director adjunto da TSF, onde apresenta os programas “O Estado do Sítio” e “Mapa Mundo”. Foi editor de Internacional e coordenador na RTP e também repórter, editor e diretor adjunto da Antena1. Na RDP, apresentou o “Programa da Manhã” e “Visão Global”. Fez a cobertura de eleições e conflitos em vários lugares do mundo, incluindo o Afeganistão. Investigador do Centro de Estuados Internacionais (CEI) do ISCTE e do Observatório de Relações Exteriores (Observare) da Universidade Autónoma de Lisboa (UAL), ensinou jornalismo nas universidades do Minho, de Coimbra, Lusófona e da Maia. É doutor em Ciência Política — Relações Internacionais e licenciado em Sociologia.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados