Joshua Cohen, vencedor do Pulitzer com “A Família Netanyahu”, vai estar em Lisboa

por Comunidade Cultura e Arte,    13 Junho, 2024
Joshua Cohen, vencedor do Pulitzer com “A Família Netanyahu”, vai estar em Lisboa
Joshua Cohen / DR
PUB

O escritor norte-americano, que vive em Jerusalém, Joshua Cohen, autor de “A Família Netanyahu”, editado em Portugal pela Dom Quixote, que venceu o prémio Pulitzer para o melhor livro de ficção em 2022 e Prémio Nacional do Livro Judaico, estará em Lisboa para mais uma edição do Meet the Author – Encontros com Escritores Americanos, uma organização da FLAD e do jornal Público, no dia 25 de junho, às 18h30.  

Misturando ficção com não-ficção, o romance recorda o dia em que Benzion Netanyahu – pai de Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel – comparece a uma entrevista levando consigo a mulher e os três filhos. Corbin College, inverno de 1959-1960, Ruben Blum, historiador judeu – mas não historiador de judeus – é designado para integrar um comité de seleção que vai analisar a candidatura de um académico israelita exilado, especializado na Inquisição da Península Ibérica.     

Capa do livro / DR

Joshua Cohen faz uma versão ficcionada de uma visita que realmente existiu, construindo a partir dela um romance histórico mordaz e linguisticamente exímio sobre as ambiguidades da experiência judaico-americana. “A Família Netanyahu” é uma comédia desenfreadamente inventiva e irreverente de integração, identidade e política, que apresenta ideias e conflitos tão voláteis quanto a sua trama é segura. Aclamado como “um grande escritor americano” (The New York Times), “talvez o maior escritor vivo da América” (Washington Post) e “um extraordinário estilista de prosa, certamente um dos mais prodigiosos da ficção americana atual” (New Yorker), esta é a primeira obra do romancista editada em Portugal, numa tradução de Francisco Agarez.

Joshua Cohen nasceu em 1980, em Atlantic City, e vive em Nova Iorque. Entre os seus livros contam-se os romances Moving Kings, Book of Numbers, Witz, A Heaven of Others e Cadenza for the Schneidermann Violin Concerto, a coletânea de ficções curtas Four New Messages e a coletânea de não-ficção Attention: Dispatches from a Land of Distraction. Cohen ganhou o Prémio Matanel para Escritores Judeus de Israel, em 2013, e em 2017 foi considerado pela revista Granta um dos Melhores Jovens Romancistas Americanos. “A Família Netanyahu” foi  considerado um dos 100 melhores livros do ano passado por diversas publicações de referência nos Estados Unidos.   

O Meet the Author é uma iniciativa da FLAD, em parceria com o jornal PÚBLICO. O objetivo é proporcionar aos leitores portugueses um contacto próximo com alguns dos mais conceituados escritores dos EUA. As sessões acontecem mensalmente e são abertas ao público em geral, de forma gratuita. Os autores convidados são entrevistados pela jornalista Isabel Lucas.

PUB

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.