Jovens portugueses “mudam-se” para o Instagram
O estudo da Marktest Consulting, Os Portugueses e as Redes Sociais 2018, revela que os jovens colocam o Instagram à frente do Facebook como rede social mais utilizada.
De acordo com os dados do estudo Os Portugueses e as Redes Sociais, da Marktest Consulting, quando questionados sobre a rede social que utilizam com mais frequência, 65.9% dos utilizadores de redes sociais referem o Facebook, 16.4% indicam o Instagram, 8.3% o WhatsApp, 4% o Youtube e 5.4% outras redes.
Esta predominância do Facebook não é contudo transversal a toda a população. Entre os jovens utilizadores de redes sociais, os resultados de 2018 mostram uma inversão das redes visitadas com mais frequência, com o Instagram a colocar-se na primeira posição e o Facebook na segunda.
44.6% dos inquiridos neste estudo com idades entre os 15 e os 24 anos apontaram o Instagram como a rede social que utilizam com mais frequência, 37.7% o Facebook, 7.3% o Youtube, 5% o WhatsApp e 5.3% outras redes.
A penetração do Instagram como rede usada com mais frequência é, entre os jovens, cerca de três vezes superior à média.
Este estudo parte de uma quantificação de 5 milhões e 9 mil utilizadores de redes sociais, residentes no Continente com idades compreendidas entre 15 e 64 anos, dada pelo estudo Bareme Internet da Marktest.
Consulte o folheto de apresentação deste estudo onde encontra mais detalhe sobre as áreas temáticas abordadas