Juan Gabriel Vásquez vence prémio das Correntes d’Escritas

por Comunidade Cultura e Arte,    21 Fevereiro, 2018
Juan Gabriel Vásquez vence prémio das Correntes d’Escritas

Entre 14 romances, Juan Gabriel Vásquez vence o Prémio Casino da Póvoa, da 19.ª edição do Correntes d’Escritas, no valor de 20.000 euros.

“A Forma das Ruinas” (Alfaguara) foi considerado o melhor romance pelo painel formado por José Mário Silva, Fernando Pinto do Amaral, Maria de Lurdes Sampaio, Javier Rioyo e Teresa Martins Marques. Na justificação de atribuição do prémio, o júri afirmou que a “A Forma das Ruínas” tem uma “admirável arquitectura narrativa inserida na atmosfera da história colombiana“.

A selecção foi muito competitiva uma vez que o escritor colombiano Juan Gabriel Vásquez teve 3 votos, enquanto Jaime Rocha obteve dois votos com “Escola de Náufragos” (Relógio d’Água).
A acta menciona uma “laboriosa discussão” para decidir a atribuição do prémio. Fernando Pinto do Amaral e Teresa Martins Marques formularam duas declarações de voto a enaltecer as qualidades do livro de Jaime Rocha.

Juan Gabriel Vásquez nasceu em Bogotá, Colômbia, em 1973, e vive desde 1999 em Barcelona. É autor de “O Barulho das Coisas ao Cair”, ” As Reputações”, e o premiado “A Forma das Ruínas”
Foi responsável pela tradução de obras de John Hersey, John dos Passos, Victor Hugo e E. M. Forster, entre outros, e é colunista do jornal colombiano El Espectador. Os seus livros estão publicados em 14 idiomas e mais de 30 países. O autor recebeu já várias distinções internacionais, entre as quais o Prémio Alfaguara em 2011 e o Prémio Impac Dublin em 2014, cujos vencedores de edições anteriores contam com os nomes de vários Prémios Nobel.

Capa do livro

PUB

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados