Karine Jean-Pierre, ex-porta-voz de Joe Biden, abandona Partido Democrata denunciando uma alegada “traição”

por Lusa,    4 Junho, 2025
Karine Jean-Pierre, ex-porta-voz de Joe Biden, abandona Partido Democrata denunciando uma alegada “traição”
Fotografia de Jon Tyson / Unsplash
PUB

A porta-voz da Casa Branca durante a Presidência de Joe Biden, Karine Jean-Pierre, vai publicar um livro no qual anuncia a sua rutura com o Partido Democrata, denunciando uma alegada “traição” dessa formação contra o antigo líder (2020-2025).

A obra, que estará à venda em outubro com o título “Independente”, apresenta um olhar para uma Casa Branca fragmentada além das linhas partidárias.

Nela, Jean-Pierre incentiva os norte-americanos a “abraçarem a vida como independentes”.

A editora apresenta o livro como uma “avaliação reveladora e inovadora do sistema bipartidário quebrado dos Estados Unidos” e garante que a autora “não tomou de ânimo leve a sua decisão de se declarar independente”.

No texto, Jean-Pierre, porta-voz da Casa Branca entre 2022 e 2025, relata o que descreve como “as três semanas que levaram Biden a abandonar a sua candidatura para um segundo mandato e a traição do Partido Democrata que motivou a sua decisão”.

Biden, de 82 anos, retirou-se da disputa pela reeleição em julho de 2024, diante das pressões internas do seu partido, críticas pela sua idade avançada e questionamentos sobre o seu estado físico e mental.

O chefe de Estado democrata passou o bastão à sua vice-presidente, Kamala Harris, que acabou derrotada nas urnas por Donald Trump nas presidenciais de novembro último.

Jean-Pierre, que também fez parte da equipa do ex-presidente democrata Barack Obama (2009-2017), fez história durante o mandato de Biden ao tornar-se a primeira pessoa afro-americana e abertamente membro da comunidade LGTB – sigla para lésbicas, gays, bissexuais e transgénero – a ocupar o cargo de secretária de imprensa da Casa Branca.

O seu livro parece posicionar-se como uma resposta a outro título que abalou os alicerces políticos em Washington: “Pecado Original”, no qual os jornalistas Jake Tapper e Alex Thompson revelam que o círculo mais próximo do Presidente teria deliberadamente encoberto o seu declínio mental.

O ex-presidente democrata, recentemente diagnosticado com cancro da próstata, afirma que, se tivesse concorrido às eleições de 2024, teria vencido Trump novamente, como fez em 2020.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.