“Kindzu”: peça sobre guerra e libertação que quer deixar o público a pensar, tendo como ponto de partida “Terra Sonâmbula” de Mia Couto

por Comunidade Cultura e Arte,    5 Dezembro, 2022
“Kindzu”: peça sobre guerra e libertação que quer deixar o público a pensar, tendo como ponto de partida “Terra Sonâmbula” de Mia Couto
“Kindzu” / Fotografia de Ruben Ferreira
PUB

“Kindzu” é o nome da peça que estreia, no Teatro Ibérico, no dia 9 de dezembro e que se propõe a explorar momentos de conflito e libertação, tendo como ponto de partida o romance “Terra Sonâmbula” de Mia Couto. Este espetáculo adapta a História ao presente e convida o público a experienciar o que significa encontrar um novo lugar no Mundo quando o sítio, que outrora era casa, já não existe.

Com base nos “Cadernos de Kindzu”, encenação de Rita Costa, interpretação de Raphael Teixeira e criação musical de Ricardo Martins, esta peça quer fazer-nos pensar sobre uma narrativa que tocou e toca a tantas pessoas. Acompanhado por música ao vivo e movimentos que remetem o público para diferentes lugares, sensações e sentimentos, Kindzu é a personagem que brinca dentro de um espaço vazio que lhe serviu de abrigo, um lugar construído entre o real e o possível, numa tentativa de se libertar do passado que lhe faz companhia.

“Kindzu” / Fotografia de Ruben Ferreira

Através da nossa adaptação, queremos dar a conhecer as histórias e alguns dos percursos deste menino feito homem, que atravessou uma guerra que foi muito para além das balas e bombas. O Kindzu é um contador de histórias, alguém que pretende partilhar a sua vida, a sua fuga, enquanto se interroga e nos interroga acerca da miséria do mundo”, explica Rita Costa, encenadora da peça “Kindzu” e Diretora do Teatro Ibérico. “Queremos causar inquietude necessária para fazer refletir sobre esta história e todos os temas que envolve e, para isso, temos preparada uma peça com uma forte componente sonora e sensorial. Além disso, também vamos convidar o público a estar em palco e ser parte do espetáculo”, acrescenta.

O espetáculo vai acontecer de sexta a sábado às 21h00 e domingos às 17h00, tendo uma lotação limitada a 40 pessoas. A sessão de dia 11 de dezembro incluirá audiodescrição. Os bilhetes têm o valor de 10,00€ e podem ser adquiridos na Ticketline, nos locais habituais ou na bilheteira do Teatro Ibérico, nos dias dos espetáculos. Também é possível fazer reservas através do e-mail bilheteira@teatroiberico.org ou do 927 510 092.  O Teatro Ibérico dispõe ainda de descontos, apenas na bilheteira e mediante apresentação de comprovativo para: estudantes, pessoas com Diversidade Funcional (oferta bilhete acompanhante), Reformados, maiores 65 anos e Desempregados, Grupos + 5 pessoas e Profissionais do Espetáculo.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.