Lakecia Benjamin apresenta “Phoenix” no gnration, em Braga, este domingo

por Conteúdo Patrocinado,    1 Novembro, 2024
Lakecia Benjamin apresenta “Phoenix” no gnration, em Braga, este domingo
Lakecia Benjamin / DR
PUB

Nomeada para três Grammys, a compositora e saxofonista leva o seu mais recente trabalho a Braga.

Dia 3 de novembro, domingo, o gnration recebe Lakecia Benjamin e o seu mais recente álbum Phoenix. Aclamado pela crítica e eleito para três prémios Grammy, nas categorias de Melhor Álbum de Jazz Instrumental, Melhor Performance de Jazz “Basquiat” e Melhor Composição Instrumental, o disco culminou na sua ascensão e numa digressão mundial.

A sonoridade de Lakecia Benjamin pode ser descrita como a combustão de quando jazz, soul e funk se voltam a fundir. O seu impetuoso e energético talento já a levou a colaborar com gigantes como Alicia Keys, Stevie Wonder, Missy Elliot ou Macy Gray, mas é em nome próprio que a compositora e saxofonista se tem destacado como uma das figuras mais dinâmicas da música afroamericana dos últimos anos.

Lakecia Benjamin / DR

Agraciada tanto pela precisão técnica como pela sonoridade magnética, Lakecia Benjamin conta com quatro álbuns lançados, estreando-se com ReTox (2012), ao que se seguiram Rise Up (2018), Pursuance: The Coltranes (2020) – uma poderosa homenagem a Alice e John Coltrane – e, finalmente, Phoenix (2023), disco que apresenta no gnration.

Como a ave mitológica que renasce das cinzas, o quarto álbum da norte-americana celebra a resiliência e a transformação da música e da artista. Um retrato visceral de várias problemáticas sociais como o racismo, a epidemia de armas, a pandemia, a desigualdade e a pobreza. A título mais pessoal, o nome do disco resulta de um trágico acidente de viação, em 2021, que quase pôs fim à vida da artista norte-americana. Ideias de morte e legado suplantam a narrativa deste trabalho, que abre com sirenes e Angela Davis a dizer-nos: “A esperança revolucionária está nas mulheres que foram abandonadas pela história”. Um projeto ladeado de talentos que conta com a colaboração da multi-instrumentista e rapper Georgia Anne Muldrow, da vocalista Dianne Reeves, da poetisa Sonia Sanchez e da pianista Patrice Rushen.

Recentemente, a saxofonista lançou Phoenix Reimagined, um LP gravado ao vivo no estúdio Bunker, em Brooklyn, Nova Iorque, que conta com a participação de John Scofield.

Antes de acabar o ano, teremos a oportunidade de ver e ouvir ao vivo, no gnration, a música de Lakecia Benjamin que tanto burburinho tem gerado. A compositora apresenta, dia 3 de novembro, Phoenix, álbum que mereceu três nomeações para Grammy.

Os bilhetes para o espetáculo custam 12 euros e podem ser adquiridos em https://gnration.bol.pt, balcão gnration e locais habituais.

Conteúdo patrocinado por gnration.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.