Librairie des Puf, a livraria que não faz stock e imprime até 5000 mil livros na hora

por Comunidade Cultura e Arte,    8 Novembro, 2018
Librairie des Puf, a livraria que não faz stock e imprime até 5000 mil livros na hora
“La Librairie des puf”, em Paris, França / Fotografia de PUF
PUB

É uma livraria comum mas com os olhos postos no futuro. A notícia não é nova, é de 2016, no entanto achámos o assunto relevante e quisemos reanimar o tema.

Em Fevereiro de 2006, a livraria Presses Universitaires de France (PUF), em Paris, fechou as suas portas para se tornar numa loja de roupas masculinas. O dono da PUF, Patrick Arfi, decidiu assim vender um monumento da vida parisiense, fundado em 1921, com a participação de alunos e professores da Universidade de Paris. Esta venda provocou muitas reacções negativas, como era de se esperar.

Espresso Book Machine da Xérox Printing

Em Março de 2016, dez anos depois, a biblioteca renasceu a algumas ruas de distância do local original. Mas a grande novidade, para além da reabertura da livraria, era outra: a impressora “Espresso Book Machine” (EBM), assim chamada por permitir que seja fabricado um livro em 5 minutos (se tiver até 100 páginas).

Vinda dos Estados Unidos, a “Gutenberg do século 21”, como alguns lhe chamam, recebeu em 2007 o prémio da invenção do ano pela revista TIME. Para além de imprimir, a máquina cola e encapa o livro. O único contratempo é catálogo que tem “só” 5 mil títulos, no entanto, com a impressora vem também um catálogo de domínio público de mais de 3 milhões de livros (incluindo 350.000 em francês), que podem ser impressos.

Será este o futuro das livrarias mais pequenas? Se tiverem pelo menos 150 mil euros para investirem numa impressora deste género, sim! No caso da Librairie des Puf, esta criou um parceria com a L’école Estienne, escola de artes em Paris, que lhes emprestou a sua impressora por um período de dois anos. Sendo que o acordo garantia que a PUF só teria de assumir os custos de impressão.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados