Lisboa E-Nova incentiva empresas de Lisboa e Amadora a desafiarem os seus trabalhadores a usar a bicicleta

por Comunidade Cultura e Arte,    15 Setembro, 2022
Lisboa E-Nova incentiva empresas de Lisboa e Amadora a desafiarem os seus trabalhadores a usar a bicicleta
DR
PUB

No âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, que decorre de 16 a 22 de setembro, e integrando o calendário oficial da Câmara Municipal de Lisboa para esta data, a Lisboa E-Nova lança a iniciativa Um dia a pedalar, porque não? 

Com o objetivo desensibilizar as empresas e os seus trabalhadores para a urgência de se reduzirem os impactos ambientais da mobilidade urbana, Um dia a pedalar, porque não? promove por um dia a utilização da bicicleta, nos concelhos de Lisboa e Amadora, como uma alternativa saudável e sustentável no sistema de mobilidade.

A mobilidade representa 25% das emissões de GEE nacionais, 34% das emissões da cidade de Lisboa e 38% das emissões da Amadora. Em contrapartida, as emissões diretas provenientes da utilização da bicicleta representam 0% dos GEE emitidos. 

A bicicleta é um modo de mobilidade mais saudável e sustentável e, também é, a maneira mais rápida de se deslocar na cidade para distâncias até 6 km, e, para distâncias maiores, é um ótimo complemento ao comboio e ao barco. O facto de que só 1,7% das deslocações no concelho de Lisboa são realizadas em bicicleta, e 0,4% na Amadora, mostra que existe um grande caminho a percorrer na adoção deste modo de mobilidade, e Um dia a pedalar, porque não? é uma oportunidade para experimentar esta possibilidade. 

Um dia a pedalar, porque não? pretende chegar a um vasto segmento da sociedade, às esferas escolares, empresariais e institucionais, apresenta a bicicleta como um meio de transporte integrado no sistema urbano e salienta a importância de mudança dos hábitos pessoais de deslocação.

A iniciativa “Um dia a pedalar, porque não?” tem duas ações paralelas:” 

– O Passatempo: As empresas inscrevem-se, criam dinâmicas internas para promoverem a utilização da bicicleta junto dos seus colaboradores no dia 16 de setembro, tendo em vista a participação no passatempo e habilitando-se aos prémios.

– A Ação de Rua: A Equipa do Um dia a Pedalar e alguns voluntários estarão na manhã do dia 16 de setembro, das 8h30 às 11h30, no cruzamento da Av. Duque D’Ávila e Av. da República com o objetivo de congratular e incentivar os participantes do Um dia a Pedalar que aí passem ou quaisquer outros trabalhadores ou estudantes que se desloquem de bicicleta, e chamar a atenção dos automobilistas e da comunicação social para a temática da mobilidade sustentável.

O Passatempo

Um dia a pedalar, porque não? dirige-se às empresas/instituições sediadas ou com instalações no Concelho de Lisboa e Amadora que incentivem os seus trabalhadores a deslocarem-se no dia 16 de setembro (sexta-feira) de bicicleta para o seu local de trabalho. 

As empresas inscrevem-se, por escalão, tendo presente o número de trabalhadores, e adotam a estratégia mais adequada para motivar o maior número de colaboradores a deslocar-se de bicicleta para o trabalho no dia 16 de setembro. Para se habilitarem aos prémios, devem enviar uma fotografia original alusiva à ação realizada. As imagens enviadas estarão em votação no site da Lisboa E-Nova. A entidade que obtiver mais “VOTOS” na sua imagem, em cada Escalão, será premiada.

Prémios

A cada Escalão corresponde um prémio, atribuído por uma das entidades patrocinadoras:
Escalão A – até 10 Trabalhadores
Escalão B – 11 a 50 trabalhadores 
Escalão C – Mais de 50 trabalhadores 
Escalão D – Estabelecimentos de Ensino 

Os prémios serão conhecidos apenas no dia da Cerimónia de Entrega de prémios, a realizar em local e data a anunciar.  

A iniciativa tem o patrocínio da Fidelidade Seguros, o El Corte Inglês e a F.C. Sousa e o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, Banco de Voluntariado de Lisboa, EPAL, AHP – Hotelaria de Portugal, EMEL, Fertagus, Metropolitano de Lisboa, Cp – Comboios de Portugal, TTSL – Transtejo Soflusa e Carris. 

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.