“Listen”, da realizadora Ana Rocha de Sousa, é o filme português candidato aos Óscares 2021
O filme “Listen”, da realizadora Ana Rocha de Sousa, será o candidato português à categoria de Melhor Filme Internacional, nos Prémios da Academia Americana de Cinema.
A votação decorreu entre 2 e 15 de novembro para os quatro filmes que haviam sido previamente selecionados – “Listen”, “Mosquito”, “Patrick” e “Vitalina Varela” – tendo “Listen” sido o filme mais votado entre os membros da Academia Portuguesa de Cinema (APC).
O Presidente da APC, Paulo Trancoso, considera que “qualquer um dos quatro nomeados seria um digno representante de Portugal, mas a escolha de uma primeira obra que conquistou Veneza, um dos mais importantes festivais de cinema do mundo, e que rapidamente se tornou no filme português mais visto do ano apesar do momento crítico que atravessamos, revela um voto de esperança no talento dos cineastas portugueses, cada vez mais reconhecidos além-fronteiras e acarinhados pelo público nacional.”.
“Listen”, a primeira longa-metragem de ficção de Ana Rocha de Sousa, é inspirado num drama real, sobre uma família portuguesa emigrada em Londres, a quem é retirada a guarda dos filhos por suspeitas de maus-tratos. A narrativa acompanha os esforços da família em provar que as suspeitas são infundadas, perante os sistemas social e judicial britânicos.
Com coprodução luso-britânica, o filme foi rodado nos arredores de Londres com elenco português e inglês, encabeçado por Lúcia Moniz, Ruben Garcia e Sophia Myles.
“Listen” teve estreia mundial em setembro, no Festival de Cinema de Veneza, em Itália, onde a realizadora venceu seis prémios, entre os quais o Leão do Futuro, para uma primeira obra, e o prémio especial do júri da competição “Horizontes”.
A 93ª edição dos Óscares acontece no dia 25 de abril de 2021, no Teatro Dolby em Los Angeles, durante a qual a Academia Americana de Cinema irá distribuir prémios em 23 categorias.