Livro de Catarina Barros Silva, “Funaná is the new funk”, retrata percurso de Dino D’Santiago
Este novo livro, que chega às livrarias a 4 de Novembro, procura enquadrar a diversidade de expressões presentes na obra do artista e apontar as camadas de sentido que contribuem para a sua construção.
“Funaná is the new funk” retrata o percurso de Dino D’Santiago, um dos artistas mais emblemáticos da música portuguesa contemporânea. Autor do prefácio, o cantor disponibilizou fotos do seu arquivo pessoal e colaborou no livro, através de várias conversas e testemunhos.
“Ao explorar mais profundamente a obra do músico entendi que a sua produção artística é um veículo de mensagens em que cada letra carrega uma intenção clara de provocar reflexões e de promover diálogos sobre as realidades a partir das quais comunica.“, refere Catarina Barros Silva, mestre em Estudos Africanos. “Compreendi que as camadas que entrelaçam as suas criações musicais redescobrem a ligação entre Portugal, território onde Dino D’Santiago nasceu, e Cabo Verde, a sua terra ancestral.“, assume ainda a autora.
“Este livro não é só sobre mim. É sobre todos nós. Sobre aqueles que, como os meus pais, carregaram o mundo nos ombros sem nunca reclamar. Sobre os que vieram antes de nós, que cantaram o Funaná quando o mundo ainda não estava a ouvir. E sobre os que virão depois, inspirados por esta jornada, para que nunca mais tenham de caminhar sozinhos.“, escreve Dino D’Santiago no prefácio.