Livro de narrativas no feminino que preserva a memória do Minho é apresentado esta semana

por Comunidade Cultura e Arte,    18 Janeiro, 2023
Livro de narrativas no feminino que preserva a memória do Minho é apresentado esta semana
Fotografia de Syd Wachs / Unsplash
PUB

O Consórcio Minho Inovação, constituído pelas Comunidades Intermunicipais do Alto Minho (CIM Alto Minho), Cávado e Ave, apresenta, no dia 20 de janeiro, às 10h30, no Museu dos Biscainhos, em Braga, o livro “Histórias do Minho – Narrativas no Feminino de uma Geografia Identitária”, contando com a apresentação da jornalista Laurinda Alves.

A obra reproduz e eterniza os textos que suportaram as conferências promovidas nos últimos dois anos no âmbito do programa “Histórias do Minho – Narrativas do Feminino de uma Geografia Identitária”, que percorreu os 24 concelhos do Minho, envolvendo investigadores, especialistas e artistas, contando com uma grande adesão por parte das próprias comunidades.

Esta iniciativa aprofunda e promove a identidade cultural do Minho, destacando os papéis assumidos pelas mulheres na construção e desenvolvimento da região ao longo do tempo. Apela ao reconhecimento da realidade histórica numa narrativa que liga o passado ao presente, gerando um itinerário contemporâneo, portador e congregador de saberes e valores identitários de uma cultura que, mais do que nunca, importa estudar, conhecer e cuidar.

O livro espelha a importância desses contributos de diferentes olhares e saberes, dando visibilidade a contextos, realidades, coletivos femininos e personagens que fazem despertar para a preservação desta mesma memória.

O projeto que deu origem ao livro “Histórias do Minho – Narrativas do Feminino de uma Geografia Identitária” está inserido no projeto âncora “PA2. Touring Cultural – Identidade Cultural do Minho”, cofinanciado pelo Norte 2020.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.