Livro “Prophet Song”, de Paul Lynch, passado numa Irlanda em ditadura, vence prémio Booker

por Lusa,    27 Novembro, 2023
Livro “Prophet Song”, de Paul Lynch, passado numa Irlanda em ditadura, vence prémio Booker
“Prophet Song”, de Paul Lynch (capa do livro)
PUB

O livro “Prophet Song”, do escritor irlandês Paul Lynch, passado numa Irlanda sob um regime autoritário, conquistou a edição deste ano do prémio Booker, anunciou hoje a organização.

No ‘site’ do prémio, um dos mais importantes da língua inglesa, pode ler-se, sobre a obra vencedora, que o livro “apresenta de forma vívida a determinação de uma mãe em proteger a sua família à medida que a democracia liberal da Irlanda derrapa, inexorável e tenebrosamente, em direção a um regime totalitário”.

“Os leitores vão encarar o livro como oportuno e inesquecível. É um feito impressionante para um escritor conseguir captar as ansiedades sociais e políticas do seu momento de forma tão contundente”, acrescenta o júri.

Paul Lynch, de 46 anos, venceu o Booker com o seu quinto livro, depois de ter já conquistado vários galardões com as obras anteriores.

Ao receber o prémio, Lynch começou por gracejar: “Assim se vai o meu anonimato adquirido a tanto custo”. Depois, o escritor salientou que o livro foi difícil de redigir e que a sua parte “racional acreditava que estava a condenar a carreira ao escrevê-lo”.

Para além de Lynch, os finalistas do prémio que distingue obras literárias de ficção publicadas em inglês no Reino Unido e/ou Irlanda foram a canadiana Sarah Bernstein, com “Study for Obedience”, os norte-americanos Jonathan Escoffery e Paul Harding, com, respetivamente, “If I Survive You” e “This Other Eden”, o irlandês Paul Murray, com “The Bee Sting”, e a britânica Chetna Maroo, com “Western Lane”. 

Nenhum dos autores finalistas do Booker – todos eles estreantes enquanto tal – está publicado em Portugal. 

O júri foi presidido pela escritora canadiana Esi Edugyan, sendo o restante painel de jurados composto pela atriz Adjoa Andoh, pela poeta e editora Mary Jean Chan, pelo autor e professor James Shapiro e pelo ator e escritor Robert Webb.

PUB

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.