Livro que avalia declínio da saúde mental entre crianças e jovens, “A Geração Ansiosa”, chega às livrarias portuguesas

por Comunidade Cultura e Arte,    4 Julho, 2024
Livro que avalia declínio da saúde mental entre crianças e jovens, “A Geração Ansiosa”, chega às livrarias portuguesas
Jonathan Haidt / DR
PUB

“A Geração Ansiosa”, do psicólogo Jonathan Haidt, chega às livrarias nacionais a 9 de Julho. O best-seller norte-americano é editado em Portugal pela Dom Quixote e mostra o colapso da saúde mental entre as crianças e os jovens, através do trabalho de investigação de Haidt.

O autor norte-americano, que obteve o doutoramento em Psicologia Social pela Universidade da Pensilvânia em 1992, mostra como as brincadeiras normais começaram a entrar em declínio na década de 1980 e como foram substituídas, a partir de 2010, pelo telemóvel. Apresenta mais de uma dúzia de mecanismos de como esta grande reconfiguração da infância interferiu no desenvolvimento social e neurológico, abrangendo tudo, desde a privação do sono à fragmentação da atenção, dependência, solidão, contágio social, comparação social e perfecionismo.

Capa do livro (versão portuguesa)

O psicólogo explica ainda por que razão as redes sociais prejudicam mais as raparigas do que os rapazes e porque é que os rapazes têm vindo a retirar-se do mundo real para o mundo virtual, com consequências desastrosas para si próprios, as suas famílias e para a própria sociedade. E conclui que não se pode ignorar os danos psicológicos que uma vida baseada no telemóvel provocou em pais e filhos e propõe quatro acções urgentes:  

– Smartphones só depois dos 14 anos;
– Redes sociais aos 16 anos;
– Escolas com espaços completamente livres de telemóveis e outros ecrãs;
– Substituir a dependência tecnológica por uma infância plena de brincadeiras e jogos.

PUB

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.