“Lobo e Cão” estreia hoje nos cinemas. Realizadora Cláudia Varejão estará em Coimbra no Domingo para uma sessão especial
Com estreia marcada para quinta-feira 8 dezembro, “Lobo e Cão” (ler crítica) de Cláudia Varejão vai estar em exibição na Casa do Cinema de Coimbra ao longo da próxima semana.
O filme, rodado em São Miguel, retrata a comunidade queer e questiona o seu lugar naquela ilha açoriana, tendo já passado por festivais consagrados, como o Festival Internacional de São Paulo, Viennale (Vienna International Film Festival), Mostra de Valencia, Mar del Plata e Biennale (Festival de Cinema de Veneza), onde recebeu o Prémio de Melhor Filme, na Giornate Degli Autori.
A Casa do Cinema de Coimbra vai ter uma Sessão Especial com a presença da realizadora no próximo domingo, 11 dezembro, pelas 15:00.
“Lobo e Cão” conta a história de Ana, nascida em São Miguel, uma ilha no meio do Oceano Atlântico marcada pela religião e tradições. É a filha do meio de três irmãos. Vivem com a mãe e com a avó. Ana percebeu cedo que as raparigas têm tarefas distintas das dos rapazes. Através da sua amizade com Luís, o seu melhor amigo que gosta tanto de vestidos como de calças, Ana questiona o mundo que lhe foi prometido. Quando a sua amiga Cloé chega do Canadá, trazendo consigo os dias brilhantes da juventude, Ana embarca numa viagem que a levará a atravessar a linha do seu horizonte. Repleta de desejo e liberdade, a luz de Lobo e Cão revelará a Ana o mar certo para navegar. Lobo e Cão é uma ode encantada à comunidade queer da ilha onde o brilho crepuscular atravessa o imenso Oceano Atlântico.
O filme fica em exibição até 14 dezembro, com sessões marcadas para 08 Dez (21:30, Estreia), 09 Dez (16:00, Auditório Salgado Zenha), 10 Dez (18:00), 11 Dez (15:00, Sessão Especial com presença da realizadora), 11 Dez (21:30, com legendas em inglês), 12 Dez (15:00), 13 Dez (18:00), 14 Dez (15:00).