“Lúcialima”, de Maria Velho da Costa, regressa às livrarias portuguesas. Um romance onde “ninguém se encontra”

por Comunidade Cultura e Arte,    20 Março, 2023
“Lúcialima”, de Maria Velho da Costa, regressa às livrarias portuguesas. Um romance onde “ninguém se encontra”
Capa de “Lúcialima”, de Maria Velho da Costa

Quarenta anos volvidos sobre a publicação original de Lúcialima, Assírio & Alvim volta a disponibilizar no mercado esta obra de Maria Velho da Costa. O livro já se encontra em pré-venda e estará disponível nas livrarias a 23 de março. 

Há muito esgotado, Lúcialima volta a ganhar destaque nas livrarias. Cativante na sua complexidade, da primeira à derradeira página, a história vai combinando várias personagens, aparentemente díspares e desconexas, quase como se estivéssemos perante pequenos contos, cujos pontos de ligação são atados no final. A presente edição deste título de Maria Velho da Costa respeita a capa original, com assinatura de Paula Rego, uma obra oferecida pela artista plástica à autora. 

Lúcialima (1983) é um romance onde «ninguém se encontra»: Lúcia, criança cuja cegueira e fala difícil a condicionam a procurar um outro real à sua volta, conversa com o misterioso Éukié. Lima, homem da guerra, vive dentro dos seus pensamentos de modo a escapar ao que o rodeia. No seu estilo inconfundível, experimental, Maria Velho da Costa desafia-nos a desenovelar a trama onírica das muitas personagens desta história, habitada pelos (muito reais) traumas do passado colonial e do 25 de Abril. 

PUB

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.