M.Ou.Co. cria área inovadora destinada à saúde dos músicos

por Comunidade Cultura e Arte,    11 Outubro, 2021
M.Ou.Co. cria área inovadora destinada à saúde dos músicos
M.Ou.Co. (interior) / DR
PUB

Projeto conta com uma “Clínica da Performance”, com oficinas formativas e seminários. Componente fará parte integrante da programação do espaço.

M.Ou.Co. – novo espaço cultural localizado na cidade do Porto, que conta com um conceito inovador e multidisciplinar e que engloba as vertentes hoteleira, cultural e de restauração — continua, um mês após a inauguração oficial, a surpreender. A aposta na “Saúde do Músico”, área que visa promover o bem-estar físico e mental de músicos, é um exemplo disso. Coordenado por Flora Vezzá (fisioterapeuta especializada em Ergonomia e que se dedica há mais de uma década à saúde dos músicos), este novo conceito distingue-se pelo acompanhamento especializado aos artistas que passem pelo M.Ou.Co.. Ao mesmo tempo, integrará, ainda, um conjunto de iniciativas personalizadas, pensadas exclusivamente para suprir as necessidades específicas destes profissionais.

M.Ou.Co. (exterior) / DR

Este projeto inovador procura acompanhar músicos e outros artistas que, no âmbito da sua atividade, sofram traumas ou lesões, dando-lhes o melhor acompanhamento possível e procurando que estes profissionais consigam atingir a excelência performativa. Um dos aspetos diferenciadores do projeto é, sem dúvida, a “Clínica da Performance”, um espaço singular e inédito na cidade Invicta, que visa trabalhar de perto com músicos e instrumentistas na análise da performance da execução do instrumento. Aqui, nada é deixado ao acaso. A postura, os movimentos e a execução performativa são itens analisados ao pormenor. A análise é registada em vídeo para que exista, posteriormente, uma partilha e discussão com o instrumentista e uma posterior orientação sobre os procedimentos a mudar ou corrigir, a fim de se alcançar uma prestação ao mais alto nível, com corpo e mente em harmonia.

“Encontro de Música e Saúde” no primeiro semestre de 2022

Outra das apostas do M.Ou.Co. nesta vertente passa pela realização de um conjunto de iniciativas culturais ligadas ao segmento da saúde. É o caso das oficinas formativas, que convidam músicos e artistas a olhar para o seu corpo e a refletir sobre a forma como o usam, dentro e fora do universo da música. O M.Ou.Co. apostará, também, na dinamização de seminários centrados no bem-estar físico e mental destes profissionais. Um dos destaques centra-se, por exemplo, no “Encontro de Música e Saúde”, que decorrerá no primeiro semestre de 2022 e que contará com a participação de artistas e profissionais da área da saúde (nacionais e internacionais).

A “Saúde do Músico” lançar-se-á, igualmente, em projetos relacionados com a “Música na Saúde da Comunidade”. Irá acolher, ainda, projetos voltados à comunidade local centrados na música e nas artes de forma a apoiar o seu desenvolvimento.

É de relembrar ainda que a “Saúde do Músico” é um dos pilares da construção do M.Ou.Co. e ocupará, também do ponto de vista da programação, uma presença estruturada e alargada. Mais informação aqui.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados