MAAT promove Clube de leitura: os livros que inspiram o artista brasileiro Ernesto Neto

por Comunidade Cultura e Arte,    27 Maio, 2024
MAAT promove Clube de leitura: os livros que inspiram o artista brasileiro Ernesto Neto
Fotografia Bruno Lopes
PUB

As quatro sessões decorrem na exposição “Nosso Barco Tambor Terra” e são moderadas por Marta Lança, editora, programadora e fundadora do portal BUALA. 

A Salvação do Belo de Byung-Chul Han, Ideias para Adiar o fim do Mundo de Ailton Krenak, O Calibã e a Bruxa de Silvia Federici e A Vida das Plantas de Emanuele Coccia e O Princípio de tudo e David Graeber e David Wengrow: quatro livros que estão na base da criação de Nosso Barco Tambor Terra, a instalação imersiva que o artista brasileiro Ernesto Neto tem patente no MAAT Gallery.

Estas obras são também o mote para o Clube de Leitura Ernesto Neto, uma experiência que decorre em quatro sessões no espaço expositivo da instalação, com moderação de Marta Lança.

As referências que Ernesto Neto faz às suas leituras são constantes, muitas vezes como tentativa de encontrar no outro um entendimento comum. Ler e conversar sobre os mesmos livros representam vias de acesso, um encontro com o outro, e com Ernesto Neto o aspeto relacional é primordial. 

Nosso Barco Tambor Terra evoca o cruzamento de culturas entre os diferentes continentes. É uma das maiores esculturas realizadas, até hoje, por Ernesto Neto, e dialoga com o espaço arquitetónico do MAAT e com o entorno do museu, extremamente denso de um ponto de vista histórico e simbólico, por representar o ponto de partida das caravelas que rumaram para o lugar que depois viria a ser chamado de Américas.

Sessões: 5 de junho, 26 de junho, 17 de julho e 18 de setembro.
Horário:
19.00 às 21.00
Mais informações: https://www.maat.pt/pt/event/clube-de-leitura-ernesto-neto

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.