Madalena Palmeirim e amigos numa encantadora tertúlia no São Luiz

por Linda Formiga,    10 Dezembro, 2020
Madalena Palmeirim e amigos numa encantadora tertúlia no São Luiz
Madalena Palmeirim / Fotografia de Vera Marmelo
PUB

“Right as rain” é o primeiro álbum da multi-instrumentista Madalena Palmeirim. Lançado há sensivelmente um ano, é um álbum que viu a sua festa de lançamento adiada e remexida vezes sem conta devido à pandemia e às restrições. Este constante jogo de cintura poderá ter atormentado o início e a celebração de um ciclo, mas está, de certa forma, consonante com os volte-faces e a riqueza de sons que Right as Rain nos proporciona.

Madalena Palmeirim apresentou o seu primeiro disco muitos meses depois de o ter lançado, com toda uma história mundial pelo meio, no jardim de Inverno do São Luiz em Lisboa, rodeada por uma infinidade de instrumentos e pelos amigos de sempre. O espaço, a paredes meias com um jardim e cheio de luz, é um espaço belíssimo, cheio de história, no qual ao longo de pouco mais de uma hora de uma tarde de sábado (e antes de qualquer recolher obrigatório), Madalena Palmeirim nos foi mostrando por que linhas cose o seu multifacetado Right as Rain, com a sua voz doce, o seu piano de cauda, a morna de M’câ sabê e a introspecção de Solidão, cuja sonoridade entra em colisão com a letra de uma solidão relatada no meio de multidão.

Com a doçura que caracteriza todo o disco reproduzida em palco, e fazendo jus à apresentação do concerto onde se lia “não é sozinha é que se faz uma casa feliz” tivemos momentos de colaboração que, conforme Madalena Palmeirim nos contou numa entrevista há algumas semanas, fizeram sempre parte do seu processo criativo. Tivemos o irmão de Madalena, Bernardo Palmeirim, a cantar e a tocar guitarra; tivemos direito a um dos momentos mais bonitos – como se fosse possível escolher um – com Miguel Bonneville a acompanhar Madalena ao piano. Tivemos uma tempestade com a subida de Sara Carinhas ao palco (que começou por informar que Donald Trump havia perdido as eleições) e a fazer subir a electricidade em palco com”Limbo”.

Mais do que um belíssimo concerto, Madalena Palmeirim ofereceu-nos generosamente um belíssimo disco. Esperamos que a sua celebração não se tenha ficado pelo jardim de Inverno do São Luíz.

Podes ler a entrevista com a Madalena Palmeirim aqui. Também podes ouvir o álbum Right as Rain no Bandcamp, onde está disponível para compra também.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados