Maior e menor Pai Natal do mundo regressam a Águeda

por Comunidade Cultura e Arte,    18 Novembro, 2024
Maior e menor Pai Natal do mundo regressam a Águeda
Fotografia via site da Câmara Municipal de Águeda / DR

O maior Pai Natal do mundo e o menor, as iluminações e a animação de rua fazem de Águeda um palco mágico com atividades até 12 de janeiro.

Águeda já está pronta para celebrar um dos períodos mais mágicos do ano. “O Águeda é Natal”, que transforma Águeda num verdadeiro conto de Natal, está pronto para receber os milhares de visitantes de todo o mundo, num evento que vai decorrer ao longo de 57 dias. As preparações estão espalhadas pela cidade, as ruas já exibem as suas decorações e as luzes de Natal que foram acendidas no sábado, dia 16 de novembro, numa cerimónia simbólica junto ao Maior Pai Natal do Mundo.

Fotografia via Município de Águeda / Facebook

“A criatividade e a capacidade de surpreender não têm limites em Águeda, com as decorações, as muitas atrações e a programação que atraem milhares de pessoas de todo o mundo, que vêm até nós para ver as ruas mais bonitas do mundo e as iluminações que transmitem a magia dos dias felizes”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda.

Espaços encantados, iluminações e decorações, animação cultural e desportiva e os famosos e acolhedores guarda-chuvas são algumas das atrações do “Águeda é Natal” que promete iluminar de alegria e encanto a cidade até dia 12 de janeiro de 2025.

“Águeda já se posicionou no Inverno como um roteiro turístico obrigatório também nesta altura do ano, atraindo visitantes de várias latitudes, nacionais e internacionais”, começou por dizer Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, com o pelouro da cultura e turismo, que salientou ainda que este evento é uma “aposta estratégica do Município que, simultaneamente, promove o nosso território e dinamiza toda a cidade”.

Fotografia via Município de Águeda / Facebook

O evento mais mágico do ano em Águeda iniciou no próximo sábado com uma Parada de Natal, a que se seguiu o simbólico e aguardado momento do acender das luzes no Largo 1.º de Maio, junto ao Maior Pai Natal do Mundo.

Este que já se tornou um dos ícones e atração do Natal em Águeda continuará a exibir a sua grandeza, conferida pelo Guiness Book of Records, com os cerca de 21 metros de altura e iluminado com mais de 250 mil led’s. A par deste, Águeda volta a apresentar, no Posto de Turismo (de terça a sexta-feira, das 10 às 13 horas e das 14h30 às 20 horas; e aos sábados e domingos, das 10 às 20 horas), a nano estrutura do artista Willard Wigan que criou um Pai Natal que cabe no buraco de uma agulha e que só pode ser visualizado através de microscópio.

Boneco de neve gigante

Todos os anos, a decoração das ruas da cidade são diferentes e surpreendem a cada passo que se dá. Este ano, uma das grandes novidades é uma instalação em forma de boneco de neve gigante na alta da cidade, junto à Escola Secundária Marques de Castilho, com o tamanho do Pai Natal e que, “certamente, irá trazer mais visitantes a Águeda e a esta zona em particular”, continuou Edson Santos, salientando que esta aposta demonstra “um centro urbano amplo e dinâmico”.

Fotografia via Município de Águeda / Facebook

“Com este evento promovemos o comércio, a restauração e hotelaria, assim como a circulação de visitantes e a dinamização de toda a cidade como zonas de fruição urbana”, frisou o Vice-Presidente da Câmara.

O Município continua a apostar no Mercadinho de Natal (com espaços para o artesanato) e diversos equipamentos de diversão infantil, que irão ter uma nova distribuição que permitirá uma melhor fruição do espaço pelos mais novos. Haverá ainda, como habitual, uma área de alimentação.

Programação cultural e apoio ao comércio

Durante todo o período do evento está previsto um vasto programa cultural e atividades para todos os gostos e públicos, nos equipamentos municipais (como a BMMA – Biblioteca Municipal Manuel Alegre, o CAA – Centro de Artes de Águeda e a Incubadora Cultural de Águeda – InCA) e nas várias artérias da cidade, nomeadamente na Praça 1.º de Maio, no Parque de Alta Vila e ruas da cidade.

O salão de chá do Parque Municipal de Alta Vila vai exibir, entre 1 de dezembro e até 12 de janeiro, uma exposição de presépios, que poderá ser visitada às sextas-feiras (das 18 às 21 horas) e aos sábados e domingos (das 10 às 20 horas).

A programação envolve a parceria com vários grupos e coletividades do concelho, proporcionando atividades musicais (espetáculos e concertos intimistas), teatrais e outros espetáculos performativos (entre os quais circenses), workshops e oficinas (nomeadamente para confeção de doces tradicionais desta época natalícia) e ainda histórias contadas.

Fotografia via Município de Águeda / Facebook

Destaque para as Jornadas Internacionais de Turismo, agendadas para os dias 21 e 22 de novembro, no CAA, que este ano terá como tema “Turismo: tudo sobre criar memórias” e que abordará diversas vertentes ligadas ao setor.

De entre a programação preparada destaque ainda para a atividade circense, com dois espetáculos de Rui Paixão, que traz o seu “Furo Lento”, nos dias 22 e 23 de novembro (antigo Instituto da Vinha e do Vinho, sempre às 18h30), assim como três espetáculos integrados no CIRCUSFEST e que irão decorrer no Centro de Artes de Águeda: “Desnuda” (13 de dezembro, às 21h30); “Rojo Estandár” (14 de dezembro, às 11 horas) e “Suspensión” (14 de dezembro, às 21h30).

Fotografia via Município de Águeda / Facebook

A programação de Natal terminará, no dia 12 de janeiro, com uma uma corrida e caminhada de “Reis”, a partir das 9 horas, com partida do antigo IVV e que será dinamizada pelo Centro Municipal de Marca e Corrida de Águeda.

De referir ainda que o Comboio Histórico do Vouga voltará a exibir toda a sua beleza e características únicas, numa autêntica viagem no tempo, percorrendo a única linha de via estreita em funcionamento no nosso país. Ao todo, estão previstas 7 viagens que incluem um programa de animação, uma mostra de produtos regionais e uma visita ao Museu Ferroviário de Macinhata do Vouga.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.