Mais de 100 projetos responderam à Convocatória lançada pela Candidatura de Braga a Capital Europeia da Cultura 2027
A cidade de Braga apresentou em 2020 a sua candidatura oficial a Capital Europeia da Cultura 2027, sob o nome de Braga’27.
Já em 2021, no âmbito do processo de candidatura, foi lançada uma convocatória com o objetivo de receber propostas de projetos que possam ser selecionados e implementados, caso a cidade receba o título.
Esta convocatória, que decorreu entre os dias 15 de abril e 13 de maio, contou com uma forte adesão da comunidade bracarense, com um total de 116 projetos submetidos.
Os projetos pertencem a cidadãos, operadores culturais, instituições e artistas naturais, residentes ou com atividades no concelho de Braga.
Um dos principais requisitos para participação foi a integração com as linhas de ação estratégicas da candidatura: natureza, herança, bem-estar e vizinhança.
Neste momento, os projetos estão a ser analisados pela equipa da Braga’27 e, em breve, será anunciada a data de comunicação dos projetos selecionados.
A seleção irá basear-se na capacidade para cumprir a missão de promover a cidadania participativa e o envolvimento das comunidades, numa relação com o espaço público, bem como na adequabilidade dos projetos apresentados ao conceito geral do programa artístico que está a ser elaborado para a candidatura de Braga a Capital Europeia da Cultura 2027.
Os projetos selecionados farão parte do dossier de candidatura da Braga’27, que será submetido em novembro deste ano, e ganharão vida se Braga for eleita Capital Europeia da Cultura 2027.