Mais de 57% da população portuguesa critica as medidas do Estado em relação à cultura

por Comunidade Cultura e Arte,    12 Junho, 2020
Mais de 57% da população portuguesa critica as medidas do Estado em relação à cultura
Fotografia de Katia De Juan / Unsplash
PUB

Segundo o estudo Barómetro Gerador Qmetrics, mais de 57% da população portuguesa critica as medidas do Estado em relação à cultura, apesar de 54% considerar que o Estado esteve bem nas medidas globais.

De acordo com o estudo Barómetro Gerador Qmetrics, que será apresentado publicamente no dia 18 de junho no festival online Oeiras Ignição Gerador, há uma enorme diferença na avaliação das medidas implementadas para combater a crise provocada pela pandemia covid-19, comparando as medidas globais com as medidas específicas para a cultura.

Cerca de 54% dos portugueses considera que o Estado agiu globalmente bem, apesar de existir uma percentagem significativa de indivíduos, perto de 1/3 do total, que afirma não concordar com o modelo implementado.

Há a perceção que o Estado apresentou as melhores soluções para as empresas e só depois para as famílias e para o emprego. Os jovens entre 15 e 24 anos são, no entanto, muito mais críticos em relação à resposta do Estado perante as famílias do que as pessoas com 55 ou mais anos.
Ao contrário da avaliação global, os inquiridos revelam-se bastante insatisfeitos sobre o comportamento do Estado no que à cultura diz respeito.
Apenas 15% dos portugueses consideram que o Estado agiu bem na dimensão cultural. Uma diferença de mais de 40 pontos percentuais em relação a quem avalia negativamente as medidas.
Os resultados finais do estudo estarão disponíveis a 18 de junho e incidem sobre a forma como a população reagiu às medidas adotadas pelo Governo para a sociedade e para a cultura, o consumo cultural desde o início das restrições de circulação ou a probabilidade que os portugueses revelam para voltar a espaços culturais.

O Barómetro Gerador Qmetrics é um estudo anual que analisa a opinião dos portugueses sobre a cultura. Realizado pela primeira vez em 2019, o âmbito do questionário deste ano incidiu, principalmente, nas consequências da pandemia na sociedade e na cultura.
O Gerador é uma plataforma de reflexão, ação e comunicação sobre a cultura portuguesa. Mais informação em gerador.eu.
A Qmetrics é uma consultora, criada em 2000, que tem como principal domínio de atuação a prestação de serviços nas áreas da Qualidade, Satisfação e Lealdade do cliente. Mais informação em qmetrics.pt.

Síntese da ficha técnica do estudo

Universo do estudo é constituído por indivíduos com idade igual ou superior a 15 anos, residentes em Portugal Continental e Ilhas. A Amostra, com 1.201 entrevistas validadas, foi estratificada por região, sexo e escalão etário, em Portugal Continental, e por Ilhas, e distribuída em cada estrato de acordo com a repartição da população alvo em cada estrato. As entrevistas foram realizadas de 20 de abril a 7 de maio de 2020, através de um questionário aplicado online utilizando o método CAWI (Computer Assisted Web Interview). Os resultados são apresentados com um nível de confiança de 95%. A margem de erro para a média na escala 1 a 10 é de 0,15 pontos e a margem de erro para a proporção é de 2,83 pontos percentuais. 

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados