Manel Cruz, Luís Portugal e o Gajo rumam ao festival Artes à Vila
É já no próximo sábado, dia 27 de junho, que o Mosteiro da Batalha abrirá as portas à 3.ª edição do festival Artes à Vila. Desta feita, e pelos motivos que todos sabemos, não teremos workshops, nem incursões em estórias, nem passeios à volta do mosteiro. Mas poderemos ver, no conforto das nossas casas ou num ou noutro piquenique improvisado de varanda, as Capelas Imperfeitas e o Claustro Real do Mosteiro Santa Maria da Vitória, na Batalha, a encherem-se de música.
Num festival que preza “a origem das músicas bonitas”, a partir das 20h00 deste sábado, ser-nos-á possível sintonizar, nas redes sociais do festival (pelo Facebook e Instagram) e no próprio site, as atuações do rancho folclórico Rosas do Lena, de o Gajo, Luís Portugal e de Manel Cruz, com apresentação a cargo dos Ovo Mau.
O rancho folclórico Rosas do Lena, fundado em 1963, traz-nos a tradição e o facto de ter sido pioneiro da investigação da cultura popular na sua região e será o primeiro a subir ao palco. Seguir-se-á o Gajo que, depois de 28 anos no circuito Punk Rock, escolheu Viola Campaniça para expressar a sua arte. Este instrumento de raiz tradicional Portuguesa é assim a figura central de um projecto instrumental com referências arábicas e Artes numa nova linguagem para uma viola antiga.
Luís Portugal apresentará “Poetas com Voz”, num périplo pela obra de vários poetas portugueses como José Afonso, Ary dos Santos ou Carlos Tê. Também Manel Cruz “subirá” aos palcos depois de um ano de “Vida Nova”, num concerto onde irá percorrer alguns temas do seu álbum em nome próprio e, provavelmente, do projecto Foge Foge Bandido. Manel Cruz manifestou, em declarações à organização do festival, que em “todos os espectáculos, a interação com o público os tornava diferentes em diversos aspectos”. É precisamente este desafio que tornará o Artes à Vila especial, tanto para os artistas, que não receberão a energia do público, como para os (tele)espectadores, que só conseguirão matar as saudades através de um ecrã.
O festival Artes à Vila terá transmissão gratuita pelos canais das redes sociais, mas sempre como o mote de valorizar a cultura portuguesa e apoiar os artistas nacionais. É neste sentido que haverá uma angariação de fundos que visa apoiar projetos de criação artística no âmbito da promoção da música tradicional portuguesa, que serão apresentados na edição 2021 do Artes à Vila. O donativo pode ser realizado aqui.
O festival Artes a Vila é uma iniciativa conjunta entre a Associação cultural Batalha pela Cultura e o Mosteiro da Batalha em co-produção com o Município da Batalha e a Seivabruta Produções.