Marinho homenageia Joni Mitchell ao lançar performance ao vivo de “Joni”

por Comunidade Cultura e Arte,    7 Novembro, 2019
Marinho homenageia Joni Mitchell ao lançar performance ao vivo de “Joni”
Marinho. Fotografia de Marta Olive

No passado dia 24 de Outubro, a artista conhecida como Marinho apresentou o seu álbum de estreia, (lê-se ‘til’), na Galeria Zé dos Bois, em Lisboa. Durante esse concerto, foi gravada a performance aguerrida da canção “Joni”, que, como o nome indica, foi escrita por Marinho com Joni Mitchell em mente.

No dia em que a cantora, compositora e artista plástica canadiana celebra o seu septuagésimo sexto aniversário, Marinho decide homenageá-la com o lançamento do vídeo dessa actuação. Este vídeo é então uma oportunidade fantástica de experienciar um pouco do que se passou no concerto do passado dia 24. Para além disso, a homenagem torna-se especialmente tocante por ser feita através de música, um dos grandes veículos que Joni utilizou para se ligar a um número enorme de fãs, entre as quais a artista portuguesa se inclui.

Sobre a canção e a artista que lhe dá o nome, Marinho escreve:

Lembro-me quando os Counting Crows lançaram a “Big Yellow Taxi” com a Vanessa Carlton, a música teve imenso airplay e eu costumava cantá-la lá por casa. Um dia, o meu pai disse-me «ah, então gostas de Joni Mitchell» e eu não fazia ideia de quem ele estava a falar. Foi aí que me sentei a ver o documentário “Woman of Heart and Mind” sobre a Joni Mitchell e se deu o clique. Amor à primeira vista. Uns anos mais tarde, escrevi esta canção e é a única que, das canções que escrevi durante a adolescência, ainda consigo verdadeiramente ouvir e tocar. Ainda se mantém verdadeira. E é também uma das minhas favoritas do meu álbum, a linha de baixo que o meu irmão fez derrete-me totalmente.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados