Media digitais são mais relevantes que os media tradicionais no jornalismo de viagens, sublinha o jornalista Simon Calder

por Lusa,    11 Março, 2025
Media digitais são mais relevantes que os media tradicionais no jornalismo de viagens, sublinha o jornalista Simon Calder
Fotografia de Jack Anstey / Unsplash
PUB

O jornalista Simon Calder defendeu hoje, em declarações à Lusa, que cada vez mais os meios de comunicação digitais são mais importantes que os media tradicionais em matéria de jornalismo de viagens.

Simon Calder foi um dos oradores convidados da conferência da VisitPortugal 2025 e apresentou o painel “Pela lente de um jornalista: como os media influenciam a escolha do destino”, dizendo que “os media digitais como o TikTok, Youtube, Instragram permitem que as pessoas contem as suas histórias sobre viagens e inspirem outras a irem para novos destinos”.

À Lusa, o jornalista salientou que “o papel dos jornalistas é ir além dos destinos padrão”, sendo necessário ir a destinos que não são conhecidos pela maioria das pessoas.

Calder usou o exemplo dos turistas britânicos para dizer que o seu conhecimento sobre Portugal se resume a Lisboa, Porto, Algarve e Madeira, por isso “o papel dos jornalistas é dizer às pessoas para darem um passo para além disso”.

Quando questionado sobre se este género de jornalismo não pode ser comparado à publicidade, Simon Calder disse estar “descontraído em relação a isso”, porque paga todas as despesas associadas às suas deslocações.

Para o orador, nos casos em que os jornalistas viajam a convite de hotéis ou agências de viagens com tudo pago “é natural que escrevam só coisas boas”, mas a audiência tem de saber as condições em que viaja o jornalista.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.