“Memórias de uma Casa Vazia”, de Bruno Carnide, vence ‘Grande Prémio do Júri’ no Festival de Cinema de Cisterna di Latina em Itália

por Comunidade Cultura e Arte,    22 Julho, 2024
“Memórias de uma Casa Vazia”, de Bruno Carnide, vence ‘Grande Prémio do Júri’ no Festival de Cinema de Cisterna di Latina em Itália
Bruno Carnide / DR
PUB

Bruno Carnide, duas vezes nomeado para os Prémios Sophia da Academia Portuguesa de Cinema, é um realizador independente e diretor-fundador do Leiria Film Fest – Festival Internacional de Curtas-Metragens, desde 2013.

“Memórias de uma Casa Vazia”, a última curta-metragem do realizador multipremiado, Bruno Carnide, que fecha a sua trilogia familiar, venceu ontem o Grande Prémio do Júri, na sua estreia em Itália no Festival de Cinema de Cisterna di Latina.

A película de 11 minutos, filmada em Super 8, que nos lê as cartas de amor de uma mulher a um passado perdido no limiar do esquecimento, arrebatou intensamente o coração do júri, tanto que, de forma emocionada, durante a cerimónia de entrega de prémios, dirigiram estas palavras ao realizador, através do seu porta-voz Giuseppe Bonsignore: “Bruno Carnide apresenta a escuta do monólogo de uma mulher provada pela vida. Através de um fluxo de consciência prussiano, as imagens fluem, a preto e branco, como memórias de um passado presente na memória do protagonista, mas ao mesmo tempo evasivo. O ritmo regular, a voz calorosa e sofrida, a passagem do tempo, as imagens da vida dos outros, contribuem para fazer da história apaixonante uma síntese de erros e escolhas pessoais. O que resta é uma casa vazia de memórias, de entes queridos, de um passado que já não é futuro e de um presente de carência consciente e resignada.

“1990 é o ano da primeira carta. Através desta e das que se seguiram desenha-se um puzzle de memórias fragmentadas de uma mulher. Agarrando-se às recordações que a assombram e consolam, tenta reconstruir a sua identidade quebrada, escrevendo confissões aos grandes amores que perdeu: o marido e a filha.”

Sinopse de “Memórias de uma Casa Vazia”, curta-metragem de Bruno Carnide

“Memórias de uma Casa Vazia” teve a sua estreia mundial em 2023, no Tirana International Film Festival, na Albânia, onde venceu uma Menção Honrosa, e em ZINEBI, em Espanha (um dos melhores e mais prestigiados festivais de cinema do mundo, qualificador dos Óscares da Academia Americana de Cinema e dos Prémios Europeus). Em Portugal fez a sua estreia numa première dupla no Shortcutz Ovar e no FEST, em Espinho. O filme conta já com mais de 20 seleções, em mais de 10 países, e já venceu 4 prémios.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.